sábado, 23 de outubro de 2010

Denúncia de um Vil Atentado no Portugal do Século XXI


Fiquei chocada... indignada, estarrecida! Em Portugal, a polícia obrigou, no contexto de uma simples detenção, 5 jovens, quatro raparigas e um rapaz, a despirem as suas roupas, entre insultos e ameaças. Os jovens, detidos quando pintavam um mural na Rotunda das Olaias, em Lisboa, são membros da JCP... mas, podiam não pertencer a organização alguma e referi-lo justifica-se para chamar a atenção sobre a falta de consciência ética e cívica que, no caso das autoridades policiais, constitui um risco grave para o usufruto do espaço público por qualquer cidadão que, perante uma falta que não põe em risco a vida ou a segurança de ninguém, pode ser tratado de forma inaceitável num Estado de Direito Democrático. Qualquer que seja a versão policial, a atitude é inqualificável, constituindo um insulto grave à dignidade e integridade das pessoas e uma clara violação dos Direitos Humanos (ler AQUI).

16 comentários:

  1. Chocante, Ana Paula,
    vou fazer link.
    Um abraço, triste.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula, neste País já nada me espanta. Por um lado, concordo absolutamente consigo, quanto ao ficar estarrecido, chocado e mais sei lá o quê, por outro, deixa de haver direitos humanos, quanto à fome, exploração, desemprego. Abuso da PSP, abuso de quem nos governa. Admiro-me é que os jovens, que foram obrigados a despir-se, ainda tivessem alguma coisa para vestir. Pertenceriam á burguesia? Tinham ido a algum caixote de supermercado buscar roupa fora da validade? Claro que o caso dos jovens é de se ficar, como se diz....de cara à banda, mas democracia neste País que é MEU, é coisa que se vai perdendo, diluindo ao longo de 36 anos.
    Abracinho, que as forças já vão faltando.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ...

    A democracia e justiça também anda muito capenga por aqui...está até pior....mas justificam que o país (Brasil) é Jovem. Acredito na justiça como universal em valores.

    abraços e tenha uma boa noite.

    ResponderEliminar
  4. Não sei o real significado disto...
    Mas que é muito mau, é! Será sintomático?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula,
    Já nada me espanta! E este sentimento é tudo menos confortável. E este sentimento destroi os resquícios de alguma esperança que podia subsistir.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente ainda tenho bem presente os tempos dos anos 50,60 e 70 até 74! e nada me espanta antes pelo contrário penso que situações destas vão acontecer um pouco por todo o Pais! pois a contestação vai endurecer e as autoridades também, aliás como está a acontecer por esta Europa fora. Em Portugal é normal as pessoas esquecerem-se do que ainda há pouco aconteceu, por exemplo: a PSP ainda há poucos dias estava em luta contra o governo, mas isso não significa que o deixem de defender, tudo claro! A BEM DA NAÇÃO.

    ResponderEliminar
  7. Tempo de crise com sinais de abuso de poder está a generalizar-se em muitas instituições.

    As injustiças de uma sociedade globalizada onde os mais fracos, são os que mais sofrem.

    Não podemos deixar que as liberdades entrem em crise...

    Viva o Portugal de Abril!

    ResponderEliminar
  8. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Este tipo de prepotências das autoridades policiais é, como nos diz, inqualificável, porque se havia alguma suspeita extra sobre o grupo ou se a actuação se deve à pouco relevante falta cometida o abuso da autoridade é absolutamente repugnável.

    Nos EUA onde a violência é um fenómeno vulgar por vezes vê-se este tipo de abusos policiais, mas no nosso país esta violação dos Direitos Básicos dos pequenos infractores pelas autoridades é mais rara. No entanto, a Globalização da violência tem gerado na sociedade portuguesa tendências securitárias que conduzem a estes excessos. O espírito de Abril exige ponderação e bom senso de todos os agentes do Serviço Público.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Já estou a imaginar uma velhinha a gritar, para as televisões captarem, "É assim mesmo... é assim mesmo... estes vândalos... é bem feito!"

    ResponderEliminar
  10. Cara Ana Paula Fitas
    A violência policial é uma ameaça à democracia e representa um grave excesso do exercício da profissão renegando o sistema de justiça e de segurança num Estado de Direito. A violência policial gera as mais graves violações aos direitos humanos e à cidadania enquanto elementos inerentes ao regime democrático, mas penso que estas práticas policiais autoritárias acontecem independentes do regime político e que é a polícia a agir por "conta própria" sem respeito pelos direitos fundamentais do cidadão adentro o direito à vida e à integridade física.
    Este acto que a Ana Paula denuncia é de extrema gravidade e preocupação e desejo que as instâncias e as autoridades competentes cumpram a tarefa de agir no sentido de punir e disciplinar os policiais que infringiram e abusaram da lei e dos direitos que estão em causa.
    Abraço amigo e solidário :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  11. Revoltante,é o mínimo que se pode dizer deste caso. Será que alguma imprensa o noticiou?
    Vou fazer link
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Cara Ana,
    Há uns tempos atrás, não sei se se lembra, escrivi um "textinho" onde dizia que o Ti António das Botas anda por aí disfarçado de mil coisas; pois bem, no exemplo apresentado dos jovens que viram violados os seus direitos e ofendidas a sua dignidade, todos nós sabemos uma coisa que os polícias faltosos sabem ainda melhor do que nós:não vai acontecer nada! Eu gostava de viver num país onde a afirmação do Estado de Direito Democrático( com maísculas,pois) fosse obra de todos porque todos Democratas. Mas não posso ser ingénuo ao ponto de achar que tal é possível por obra e graça de um milagre não atribuível, pois o fascismo nesta terra existiu, deixou marcas, tem defensores; e há "democratas" que aceitam estes casos sem grande preocupação, sem que lhe ferva o sangue nem que a sua postura ética se indigne. Qual o impacto informativo que teve este ignóbil acto? Pois é! Não é em momentos destes que nos devemos lembrar que num país com uma longa tradição democrática, não é caso português,a Suécia, vai para 25 anos que mataram o seu primeiro-ministro, um Democrata exemplar, e até hoje não se sabe quem o matou? Não, não olhemos para nós como os piores de todos entre todos, olhemos para o mundo dos homens como terreno onde se peleiam forças e vontades contraditórias. E à Esquerda destes tempos, devemos nós, os que querem das virtudes humanas a sua parcela de trocas, exigir que a DEMOCRACIA esteja presente em todas as suas acções e sob a forma única de ser assim: ao ritmo da livre participação, da autenticidade de cada um, na única obediência que a dimenção humana do homem pode aceitar: na Lealdade a si mesmo, com o interesse geral no coração. Não está tudo perdido, se vivermos com os olhos um pouco mais abertos do que temos andado, para podermos ver em vez de olhar. Um abraço!

    ResponderEliminar
  13. O meu comentário é tão simples quanto isto:
    A nossa "maravilhosa" polícia não tem formação cívica, intelectual e cultural. Quase todos tiveram um passado de banditismo. Eu próprio conheço um moço que quer ir prá polícia e sei que ele já cometeu pequenos crimes. É caso pra dizer:
    ESTAMOS BEM ENTREGUES À POLÍCIA.

    ResponderEliminar
  14. Estou muda, estupefacta e indignada!!

    Boa semaan.

    ResponderEliminar
  15. Mas a rotunda estava protegida porque decreto lei? E os policias porque formação profissional Ética e Moral? Pelos visto só a Dignidade Humana anda órfã… em prelúdio do sec.XXI? ou a austeridade penhorou algum sec. á história? estou pesadamente atordoada... :(

    Forte Abraço

    Namasté

    ResponderEliminar
  16. Querida Ana Paula,

    Nem sei o que dizer, indignação e náusea é pouco...

    Beijinho

    ResponderEliminar