quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pelos Mineiros de San Jose, Somos Todos Chilenos...

A ideia de Deus (o "Criador" como lhe chamou Mario Sepulveda, o 2º mineiro a chegar a solo firme) é, talvez!, a mais antiga construção e representação social da Esperança... por isso e porque hoje somos todos chilenos, unidos no que de melhor tem a condição humana, a esperança de todos nós está, para além das línguas, das distâncias e das crenças, com o sentir dos heróicos, corajosos, solidários e dignos Mineiros de San Jose e com as suas famílias. Mais de 2 meses passados 700 m abaixo da superfície, em condições que são um verdadeiro teste à capacidade de sobrevivência, os 33 mineiros chilenos vão ser içados e chegar, vivos, a terra firme e ao lugar ao sol que lhes esteve duramente vedado durante quase 70 dias. Hoje todo o Chile se sente mineiro e todos nós nos sentimos chilenos!... e daqui, de Portugal, vai um presente, simbólico, que constitue um verdadeiro exemplo da interpretação musical como obra de arte:

... Viva o Chile! Vivam os 33 Mineiros de San Jose!

8 comentários:

  1. Querida Amiga,
    em primeiro lugar, espero que estejas melhor (e se precisares de alguma coisa não hesites em contactar)...
    quanto ao post, subscrevo na integra, está aqui visível a força do ser Humano!!!
    Beijos e Aquele Abraço Alentejano convicto da tua rápida recuperação ( quem tem esta costela não se deixa derrubar fácilmente:-))
    Beatriz

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana,
    Ferve-me o sangue nestas ocasiões, mas redobradamente em razão de saber que os conhecimentos e a vontade humana possibilita estes feitos e produzem em nós um sentimento bom; mas também sei que neste momento estão homens chilenos, quer dizer, filhos desta humanidade que teve saber e vontade para, no caso dos mineiros, cumprir o seu dever, que estão com cerca de 100 dias de greve de fome, no mesmo Chile. Por isso, devo afirmar que sou chileno, sou mineiro e sou Mapuche, sou dos que habitam a Terra, que é o legado dos tempos, Terra que é o espaço onde todos não só podem como devem ser felizes.

    ResponderEliminar
  3. Sim, Beatriz, "está aqui, visível, a força do Ser Humano" :)
    Aquele Abraço e um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Querida Ana Paula

    Espero que já esteja bem melhor.

    Este é um dia heroico, como heroicos são os 33 mineiros, que contra ventos e marés souberam aguardar pelo resgate. é um lição de vida.

    Grande beijinho


    :)))

    ResponderEliminar
  5. Caro José Luís,
    Somos Mineiros, somos MAPUCHE, somos TOBA, somos de todas as etnias, crenças, credos e cores... Somos Humanos e a Terra é o território do nosso inteiro direito à liberdade com que se constrói a felicidade justa, merecida e devida a cada um...
    Obrigado pelas boas palavras, José Luís.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Querida Ariel,
    Obrigado :)
    - cá estou a recuperar, felizmente bem e mais feliz ainda por ver a confiança e a esperança na nossa capacidade humana, erguidas bem alto através do heroísmo destes 33 Mineiros que nunca esqueceremos!... da sua expressão "lição de vida", Ariel, emergiu a inspiração para o título do post seguinte :)
    Obrigado também por isso.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Cara Ana Paula Fitas
    Deus surge na existência quotidiana quer de uma forma constante, como horizonte permanente de vida, quer de uma forma ocasional e os meios de aproximação de Deus são também diferentes. O desejo de salvar, que é um dos atributos de Deus e uma das propriedades humanas mais essenciais...acompanhou estes mineiros a suportar a dor, a reinventar a resistência e a animar a alma com um sentido de responsabilidade, um apego à vida e uma dignidade suprema.
    Os mineiros escolheram viver e não procuram demonstrar outros argumentos senão a luta pela sua própria vida que é aquela que para além da essência lhes garante a existência.
    Um abraço amigo e solidário :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  8. Cara Ana Brito,
    Obrigado pela forma cuidada como escreveu :))
    Um grande abraço amigo e solidário e um beijinho:)

    ResponderEliminar