sexta-feira, 16 de abril de 2010

Esperanças Mil... por Abril!





Vai realizar-se na próxima 6ªfeira, dia 23 de Abril, a partir das 19.30h, no Restaurante do Centro de Congressos de Lisboa situado nas instalações da antiga FIL, em Lisboa, um Jantar-Convívio de comemoração do 25 de Abril.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail:

Juntos, para manter vivo o espírito de Abril!

7 comentários:

  1. Concordo em absoluto, é de facto essencial manter aquele espírito neutral e puro de Abril, apesar de tantas coisas que foram sucedendo.
    Um grande abraço,
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ir, mas não posso. Saio nesse dia para o estrangeiro...se não houver nuvem vulcânica.
    Abraço
    JMCPinto

    ResponderEliminar
  3. Votos de uma excelente viagem, de uma óptima estadia e de um bom regresso :)
    ... mas, se a nuvem ainda não estiver apaziguada, ficaremos felizes se tivermos a sua companhia :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. (Este é um comentário enviado por BEN FORMIGO para o meu e-mail por razões de dificuldade técnica que registou no acesso a esta caixa de comentários e que acordámos poder ser publicado por mim em seu nome):

    Ana Paula:

    Lamento não consegui colocar a resposta no teu blog por isso envio por mail. Não estou em Portugal dado que me encontro em missão de um organismo internacional para a gestão de conflitos e manutenção se paz. Estarei em Portugal apenas a 28 de Maio – curiosamente 40 anos depois, dia por dia – de ter embarcado para a minha comissão em Angola.
    Gostava de te encontrar para falarmos um pouco, até de politica ou especialmente de politica. Faço parte do grupo revoltado, talvez mais que nos meses que antecederam o 25 de Abril de 1974. De tudo resta apenas a independência das colónias e o fim da Guerra Colonial. Não há PIDE! Se calhar antes houvesse, por uma questão de lealdade, de todos conhecermos as regras do jogo. Creio que o país está congelado e mesmo assim vai ficando putrefacto. Leio Eça e Ramalho e parece que o tempo parou. Sou por natureza um emotivo e um revoltado, mas sempre justo, e a justiça, especialmente a social faz uma imensa falta a essa país.
    Não queria que este primeiro contacto se tornasse tão longo mas...
    Lamento nâo poder comparecer uma vez que estou em missão fora do país. Infelizmente não comparecerei a esse tal como não o poderei fazer no jantar com os meus camaradas de Abril nem no almoço da A25 A em Almada. Como este é aberto a não membros da Associação podem inscrever-se telefonando para a A25A (213241429), seria gratificante juntar o máximo número de pessoas.
    Se a Manuel Freitas me permite, o espírito de Abril foi puro mas não neutral. Creio que o saudoso Maia o definiu bem nessa madrugada já longínqua em que todas as esperanças e utopias nos forma permitidas e valeram o risco ao dizer ao seus homens que o objectivo era acabar com o Estado a que asa coisas chegaram. Com muita amargura vejo que estão a chegar a um outro Estado semelhante.
    SE necessário faria tudo de novo...com algumas nuances!
    Acabou o discurso.
    BEN FORMIGO

    ResponderEliminar
  5. Olá BEN :)
    Cá está, já publicado, o teu comentário que muito agradeço e que me abstenho de comentar por já o ter feito, via e-mail. Limito-me a subscrever o que dizes e a regozijar-me por estares activo, de boa saúde e sempre em forma para a luta :)
    Bom trabalho, boa estadia e bom regresso. Recebe o meu Abraço Amigo e sempre Solidário :)

    ResponderEliminar
  6. Viver o ESPIRITO DE ABRIL é - não só mas também - recordar a resisência, a luta, a ansiedade da policia nas nossa costas, na nossa peugada, nas nossas escadas, nas rusgas das nossas casas, na "nossa" sala da tortura, na nossa cela, é não só recordar o pouco e o muito a que a guerra nos "obrigou" (os actos de resistência à violência racial e militar, o esclarecimento daqueles que viveram connosco 24 horas por dia duranrte anos, os que ajudaram a desmontar o racismo colonial), é não só mas também recordar as canalhices e as patifarias que foram feitas em nome da construção do Futuro, mas (RE)VIVER O ESPIRITO DE ABRIL É recordar a construção pelas nossa próprias mãos da vida colectiva deste povo, é verificar a diferença abismal que Abril trouxe aos nossos filhos em relação ao fascismo e que tão esquecido e vilipendiado está no pensamento e nas análises de alguns, mas é sobretudo a vontade inquebrantável de CONSTRUIR O FUTURO pelas nossa mãos e com o nosso esforço e determinação, segurando o testemunho da participação de um dos periodos maiores da História da nossa Pátria.

    ResponderEliminar
  7. Olá Fernando :)
    Obrigado... sinceramente, obrigado!...
    ... pela cuidada e objectiva enumeração de causas e factos que justificam a continuidade da celebração de Abril e pela importância de se dizer, sem peias e por extenso, o que fomos, do que nos libertámos, o que somos e o que de nós podemos esperar!
    Aquele abraço... e 25 de Abril, Sempre!

    ResponderEliminar