quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Chile de Allende e Neruda - entre a lentidão do tempo e a urgência da verdade

Salvador Allende pode ter sido assassinado, dizem agora especialistas forenses chilenos, após a descoberta e a análise de um relatório militar que afasta a patética hipótese de suicídio levantada pela ditadura que, em 1973, realizou o golpe de Estado para afastar o Presidente democrata e antifascista (ler aqui)... É caso para perguntar: PODE?... e só agora, 37 anos depois da sua morte, é que levantam a hipótese, numa tímida aproximação ao assumir da verdade dos factos históricos? Pobre Chile que tem que aguentar o silêncio oficial durante quase 40 anos para poder ver levantada a ponta do véu da vergonha!... Ah... sim... e, aproveitando a "deixa", os especialistas sugerem também que seja investigada a morte de Pablo Neruda... um bocadito lentinhos, não acham? ... mas, pronto!, diz o povo perante o irrecuperável tempo perdido "mais vale tarde que nunca"! Viva o Chile! Viva a Memória de Salvador Allende!... Viva a Resistência, a Luta e a Poesia, no caso, protagonizada até à morte, por Pablo Neruda!

6 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Pouco antes de conquistarmos a nossa liberdade, a Democracia Chilena foi destruída duma forma brutal e sanguinária. Recordo de cantarmos o “el Pueblo unido” em solidariedade com o Chile e tornarmos esta cantiga Chilena num dos nossos hinos à liberdade. Recordo os refugiados Chilenos que acolhemos no Portugal de Abril e que percorriam Portugal cantando e tocando a flauta dos Andes. Tanto tempo depois , parte da História do violento golpe fascista que assassinou Allende, Vitor Jara, Pablo Neruda e tantos patriotas Chilenos, ainda não está clarificada.
    Fez bem em recordar. O Fascismo foi uma realidade cá, no Chile e em muitos outros lados.
    O Fascismo com esse ou outros nomes, vai sobrevivendo e continua a haver ditadores por vários lados que continuam a oprimir e a assassinar os seu Povos.
    Se mais “nada” podemos fazer, pelo menos que os denunciemos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma das Lenga- lenga preferidas das Crianças:

    O tempo pergunta ao tempo
    Quanto tempo o tempo tem.
    O tempo responde ao tempo
    Que o tempo tem tanto tempo
    Quanto tempo, o tempo tem.

    Um grande beijo
    M.José

    ResponderEliminar
  3. Sim, querida Ariel... uma vergonha sem vergonha que não podemos deixar impune pelo menos pelo evocar da memória, da consciência e da completa recusa pela repetição qualquer que seja o contexto em que possa ocorrer!
    Obrigado!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Rodrigo,
    Deixe que diga a que por aqui passa e nos lê que o seu comentário é um texto que subscrevo e que aqui partilho, consigo sem reservas e em bem alta Voz !
    "El Pueblo Unido" e "Fascismo Nunca Mais" com o Chile...e por todos nós!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Minha Querida Amiga... porque razão me deixas tu, quase sempre, sem palavras?... porque as dizes, afinal!, também por mim! Obrigado :))
    Beijos

    ResponderEliminar