domingo, 5 de junho de 2011

Um Discurso de Estado como Discurso de Encerramento de um Ciclo Político

O PS perdeu as eleições legislativas de hoje. José Sócrates demitiu-se. No momento em que reconheceu a derrota, José Sócrates fez um verdadeiro discurso de Estado. Desejou votos de bom trabalho ao próximo governo e afirmou a necessidade de união dos portugueses para se vencerem as extraordinárias dificuldades que o País atravessa... Agora, meus amigos, avancemos... avancemos como teriamos de avançar qualquer que fosse o resultado das eleições... rumo ao futuro! Por todos nós!  

8 comentários:

  1. Um excelente discurso! Foi pena ter sido seguido por pseudo-jornalismo...

    ResponderEliminar
  2. E que diferença entre o dircurso de Sócrates e outro que ouvimos há bem pouco tempo de alguém que ocupa o lugar de Presidente da República!
    É muito bom a jogar na bolsa, mas mesmo que venha a nascer dez vezes, há-de chegar aos calcanhares de Sócrates!...

    ResponderEliminar
  3. Aliás, foi o único discurso de Estado. O futuro não acaba hoje.

    Beijinho Querida Ana Paula.

    ResponderEliminar
  4. "O futuro não acaba hoje.", Querida Ariel... felizmente, não acaba hoje!
    Um grande beijinho, minha amiga... é bom sentir a boa-fé e a lucidez que tanto escasseia nestes tempos conturbados! Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Caríssima APF


    É nestas noites de derrota que,por mim,tenho de sentir-me mais homem.É o que estou aqui a tentar.
    E posso garantir-lhe (porque sei que já me vai conhecendo)que já nas próximas eleições vou votar igalmente à esquerda.No PS ou no PC ainda não sei bem dado que o BE, sem consistência própria, se esboroou numa noite de Verão.

    Mas, o que eu queria verdadeiramente acrescentar, é que o grande Vencedor deste round eleitoral foi Cavaco Silva.Além de deixar aqui registada,nesta circunstãncia, a minha severa e antiga antipatia por ele.
    O que,aliás, acho que já aqui sinalizei por mais de uma vez.
    E já que estamos em democracia, diria que, CS é um politico perigoso.E o que será estranho é que, em Portugal, é um vencedor
    mediocre representante da parte do país a quem mais aproveitam os nossos atrasos.
    Quanto a PC só sei dizer que não é um mau rapaz...

    E mesmo para não me alongar demasiado,por hoje,direi que a Esquerda tem de perder a reverência relativamente a CS.Por mais PR que seja,chegou a hora? É perigoso mas não é invulneravel.Viu-se com o caso das acções.

    Quanto ao discurso de J. Socrates falta-lhe (e sobrou-lhe) qualquer coisa para ser o de um Estadista...

    Que necessidade tinha Ele de dizer aquelas coisas pessoais,repeti-las, ou que tão depressa não se candidatava a qualquer cargo politico.

    J. Socrates não é,não foi politico e agora vai ser apolítico? Mas qual é o problema em encurtar e clarear os discursos politicos e não em alongá-los?


    Com as melhores saudações


    ANB

    ResponderEliminar
  6. Foi um excelente discurso. Digno de um homem de quem nunca gostei, mas que reconheço ser um grande lutadore ter aquiloque falta a PPC e seus apoiantes: educação e princípios.
    A forma como alguma bloga amesquinha o discurso de despedida de Sócrates revela quem se esconde atrás da máscara da pluralidade e do civismo.

    PS: Continuo sem poder comentar de outra forma que não seja o anonimato
    Sou o CBO do Rochedo
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Obs.

    Caro CBO


    Se o recado é para quem diz o que disse, vá dar uma curva pra poder pensar que J.Socrates
    felizmente ainda está a tempo de aprender mais do que tem a ensinar aos portugueses.Que até podem admirá-lo mas decidiram, por ora, não o seguir.O problema é afinal de quem?...


    Com as melhores saudações

    ANB

    ResponderEliminar
  8. Nem seria de esperar outro tipo de discurso, 150.000 empregos prometidos, 800.000 desempregados, depois. ( há quem chame ao discurso, um discurso de alivio ).
    Abracinho

    ResponderEliminar