domingo, 31 de julho de 2011

Da Educação pela Arte...


... muito do que fundamenta o espírito pedagógico e científico que preside à gestão e dinamização da educação, está a ser desenvolvido fora das escolas, através de um trabalho empenhado e inovador de muitos autores e artistas que procuram transmitir a sua mensagem e manifestar processos de transmissão e construção do saber, essenciais ao estímulo da criatividade... muito ganharia a instituição escolar se importasse estes contributos alternativos para as suas dinâmicas de ensino-aprendizagem e muito ganhariam os cidadãos, crianças, jovens e adultos, se a criatividade integrasse os seus processos de crescimento... em nome do que Bento de Jesus Caraça designou por "desenvolvimento integral do indivíduo".
(O vídeo chegou-me através da publicação de Giancarlo de Aguiar no FB)

6 comentários:

  1. Por uma Pedagogia Cultural!!! :)))

    ... concordo contigo, com Bento de Jesus Caraças e com quem disse “é pelo imaginário e pela criatividade que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si e do mundo em que lhe cumpre viver. Apenas a razão, a lógica já não são suficientes.”

    Abraço, da imensidão do Mar
    M.José

    ResponderEliminar
  2. Minha Amiga :))
    ... ainda bem que viste... antes de ires ver o Mar :)))
    ... Abraço, azul como a certeza de que razão e lógicas já não chegam para explicar, compreender e apreender o mundo e a vida :)

    ResponderEliminar
  3. Penso que o verdadeiro ensino e a motivação dos professores e alunos passa por aí.
    Principalmente os professores devem estar atentos a estas novas correntes e levarem os alunos a aprender e a criar métodos e formas desenvolvendo a ciência e os conhecimentos.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Luís,
    ... provavelmente, se a instituição escolar e a educação formal tivessem a capacidade de integrar novas formas de ensinar a aprender, o sucesso e o abandono escolar teriam outros rostos e a valorização do conhecimento decorreria do prazer da aprendizagem - fundamental para criar uma cidadania mais participada e mais crítica, mais autónoma e mais capaz de enfrentar os desafios sociais... e, para isso, é determinante, como o Luís bem diz, a atenção dos professores à inovação e à própria aprendizagem...

    ResponderEliminar
  5. Há escolas e professores por este país fora - conheço-as em Lisboa e na Bairrada - que desenvolvem projectos espantosos com as crianças e os jovens (e continuarão a desenvover, apesar do novo ministro, com o seu «anti-eduquês»...).Lamentavelmente são pouco divulgados. Um exemplo, apenas: a Nuno Gonçalves, em Lisboa, de onde, por isso mesmo, me custou sair para a reforma após quase 37 anos de ensino de Matemática(!)
    Um bji,Ana Paula
    Helena Pato

    ResponderEliminar
  6. Helena,
    é uma pena que se não conheça o melhor do que se faz nas escolas e que a mediatização não o saiba procurar, divulgar e promover... ficam a ganhar as crianças, os jovens e os professores envolvidos... e a perder, todos os outros cidadãos... por isso, sim, Helena, acredito porque sei o que é ensinar, partilhar e aprender , o quanto lhe terá custado sair da comunidade escolar, ainda mais quando o desafio foi, durante tanto tempo, o fascinante ensino da Matemática.
    Um bjinho, Helena :))
    ... e muito, muito obrigado pelo testemunho!

    ResponderEliminar