domingo, 24 de julho de 2011

Da Nova Liderança Socialista...

António José Seguro foi eleito Secretário Geral do PS. O facto é importante não só pelo papel que se presume venha a ter a oposição parlamentar, como pela forma e o conteúdo que irá desenvolver no contexto de profunda crise económica e social que o país atravessa. Ontem, no Público, São José Almeida relembrava que, hoje, na UE, apenas 2 dos 27 Estados-membros são governados pos partidos socialistas e que esses, Grécia e Espanha, se não encontram em condições de ser exemplo para os seus parceiros pelo que considera que a reestruturação do PS deve fazer-se no âmbito da refundação do Partido Socialista Europeu e da própria Internacional Socialista... a jornalista escreveu ainda: "(...) o recentrar ideológico deve ser feito na busca de respostas para o inferno social e para a revolução estrutural das sociedades europeias, que está a ser levada a cabo sob a batuta da Comissão Europeia e do conselho Europeu e que tem como objectivo o empobrecimento das populações e uma nova redistribuição de riqueza, concentrando-a nos mais ricos e nos mais poderosos. (...) para cumprir a sua função social como partido político, o PS tem de passar a fase de autismo em que permanece e que foi patente na campanha interna feita pelos dois candidatos, incapazes ambos de discutir o que quer que fosse realmente importante e consistente em termos de proposta política e ideológica. E foram incapazes pela simples razão de que não tiveram coragem política, nem autonomia suficientes para fazerem a ruptura com o passado. (...)  Sem balanço crítico dos últimos anos, o PS não terá condições de reencontrar um projecto político para a sociedade portuguesa.(...)" Eleito com 70% dos votos de 30.000 militantes (ler aqui), valeria a pena começar por saber, por um lado, quantos foram os militantes do PS que não votaram efectivamente e, por outro lado, aferir o que esperam os portugueses do maior partido da oposição.

4 comentários:

  1. ;)

    ...hoje, comprei bolas de naftalina e espalhei pelos cantos das janelas e no quintal, diz que afugenta os bichos de verão: osgas, lagartixas, cobras, lagartos, baratas...

    Abraço arejado
    M.José

    ResponderEliminar
  2. :))
    ... a sabedoria dos campos é única... preciosa e incomparável :))
    Abraço arejado com cantos de grilos e outros belos sons de verão :)

    ResponderEliminar
  3. Já agora Maria José...

    Será que as bolas de naftalina não afugentam o pior dos bichos? Seria uma descoberta sensacional!

    Kabé

    ResponderEliminar
  4. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Com efeito, a nova liderança do PS, para além da diferente preparação dos candidatos para lidar com as células de base do partido, significou uma vontade inequívoca de mudança. No entanto, como a Ana cita, com muita pertinência a jornalista, os partidos socialistas europeus estão na sua maioria longe da capacidade executiva, porque esta crise financeira exige uma refundação do socialismo ao nível Europeu como tarefa prévia, uma vez que os desafios são Europeus e Globais. Efectivamente, as injustiças sociais são crescentes e urge encontrar uma alternativa sólida, ideológica e pragmática, que responda a esta deriva conservadora-liberal em que os países europeus se meteram para se defenderem da crise.

    Aliás, esta necessidade foi reconhecida pelo Dr. Mário Soares que anda muito atento às conjunturas externas e explicitou a importância de se refundar o partido socialista. Só, assim, provavelmente se conseguirá afastar a apatia de muitos militantes no partido socialista e de muitos cidadãos descrentes das virtudes dos políticos. É nas alturas de dificuldades que se afirmam os grandes Homens e, portanto, António José Seguro poderá ter um papel importante nesta fase de “travessia no deserto” do partido socialista, lembrando uma frase de António Vitorino.

    Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar