sábado, 16 de julho de 2011

Direitos Humanos - entre o Humanismo da Razão Cívico-Política e a Complexidade Económico-Financeira

Hoje, o XIV Dalai-Lama do Tibete, Tenzin Gyatso, foi recebido na Casa Branca pelo Presidente dos EUA, Barack Obama. O evento foi, como é habitual sempre que o Dalai-Lama é recebido por representantes políticos que simbolizam o apoio de um país e de um governo, objecto de crítica das autoridades chinesas que, de Pequim, enviaram publicamente recomendações ao Presidente Obama no sentido de que não recebesse a personalidade mais visível da luta pela não-violência e pela independência do Tibete, Prémio Nobel da Paz, pensador e crítico dos autoritarismos monolíticos em que a China se integra e se reconhece... contudo, apesar da crise económico-financeira em que a própria economia americana se está a afundar, Barack Obama recebeu o Dalai-Lama!... um dia depois de Moby ter afirmado, num concerto em Portugal, que a crise mundial significará o "fim do império americano", tese que o General Loureiro dos Santos tem defendido há já vários anos, designadamente em 3 dos volumes dedicados às suas ponderadas e pertinentes "Reflexões sobre a Estratégia": "A Idade Imperial - A Nova Era", "O Império Debaixo de Fogo" e "A Ameaça Global -O Império em Cheque"... Dados interessantissimos a pensar, equacionados sob o ponto de vista da análise geo-política e geo-estratégica desde os idos de 2000 e que, agora, a arte e a vida dos cidadãos constata diariamente... para prejuízo do exercício da democracia dos direitos em que nos habituámos a acreditar... Moral da História: Nenhum, mas mesmo nenhum!, interesse tem ou pode ter o poder de hipotecar os Direitos Humanos!   

8 comentários:

  1. Não entendo grande coisa de política e talvez por isso e porque a mesma é causa de guerras, remeto-me ao silêncio.
    Já não é a primeira vez que vejo esta questão abordada e por um ângulo que nos deixa pensativos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís Coelho,
    Estava eu a alterar este texto, acrescentando a última frase (chave para esclarecer o meu entendimento da questão!), quando chegou o seu comentário... e, se me permite, deixe que lhe agradeça a generosidade do silêncio apenas e só (mas porque isso é muito!): "a mesma é causa de guerras" !!!... pois é, meu caro amigo... um drama!... em que, de uma ou de outra forma, somos chamados a tomar posição!
    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas
    No que respeita à solidariedade internacional de facto há coisas que por "desconhecimento" nos mantém calados. Felizmente que há sempre alguem que vai rompendo a barreira de silêncio e nos vai trazendo notícias. Felizmente que a pressão do gigante Chinês não tem sido suficiente para abafar a luta do Povo Tibetano e o seu representante máximo vai-se fazendo ouvir.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu penso como os outros que comentaram, não sei falar de política, tenho horror a políticos, eles nos enganam, ""aqui no Brasil é uma vergonha""...
    O importante é a Paz, o presidente Obama tem seus acertos e erros, mas esse homem Dalai-Lama, acho que é o símbolo da Paz, já reconhecido...
    Amigo, não sei se escrevi bobagens, vou ler mais a respeito, prometo.
    Abraços/ da Mery

    ResponderEliminar
  5. Caro Rodrigo,
    Ouvi já hoje, nas notícias que Pequim considerou este encontro como uma "ingerência grosseira nos assuntos internos", afirmando que, por isso mesmo, afectou as relações bilaterais... o que nos dá mais razão ao afirmarmos que, de facto, a defesa dos Direitos Humanos tem que estar -e há quem esteja disposto a que isso aconteça!- acima de todo e qualquer interesse corporativo. O acto é mais simbólico na medida em que demonstra que os interesses económico-financeiros não podem ser uma moeda de troca incondicional... e, no contexto da crise que atravessamos, esta é uma atitude que bem podia servir de exemplo a muitos, designadamente à Alemanha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Mery,
    ... claro que não escreveu "baboseiras" e tem toda a razão ao afirmar a desconfiança dos políticos que, regra geral, defendem boas ideias e desenvolvem práticas contrárias ao que defenderam... contudo, como se pode ver, no caso de Obama em relação ao Dalai-Lama, ainda há quem seja capaz de manter o discernimento e escolha, como é justo que se faça, entre os Direitos Humanos e o valor do dinheiro... Quanto ao Dalai-Lama, vale a pena ler mais, Mery... é um verdadeiro símbolo da resistÊncia ao abuso do poder dos poderosos sempre em defesa da não-violência e da paz - condições que, nos dias que correm, são muito importantes para a construção desse futuro melhor para todos que desejamos :)
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. ... com um peso de humanismo na aferição da balança, talvez, os pratos da balança se equilibrem!

    Abraço de energia
    M.José

    ResponderEliminar
  8. ... e tão necessários são estes abraços de energia para ajudar os braços da balança do equilíbrio :))
    Bjs

    ResponderEliminar