quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Anna Hazare, símbolo indiano da Luta Contra a Corrupção

Anna Hazare é um activista anti-corrupção indiano que, há 10 dias, iniciou uma greve de fome exigindo a proclamação da Lei Lokpal. Detido em Março passado pela expressão pública da sua opinião contra a corrupção na Índia, a sua mensagem cativou milhares de apoiantes e hoje, considerado já o novo Gandhi, o próprio Primeiro-Ministro Mohammad Singh pediu publicamente a A.Hazare que parasse com a greve de fome (ler Aqui), alegando que a sua vida é demasiado preciosa, para ser posta em causa pelos efeitos que, na sua saúde, terá a decisão de não interromper a greve até estar definitivamente proclamada a Lokpal Bill, indispensável à luta contra a corrupção na Índia. A Lei Lokpal (Lokpal Bill) é um projecto-lei que visa a criação da figura de um mediador da República, responsável pela investigação e fiscalização de políticos e funcionários públicos, funções que Anna Hazare exige extensíveis aos chefes de Governo e aos altos magistrados suspeitos de corrupção. M.Singh, o PM da Índia que lidera um governo de centro-esquerda, já prometeu que o Parlamento examinará "cláusula a cláusula" o projecto-lei apresentado pelo próprio governo mas que procederá de igual modo relativamente a todas as outras versões, incluindo a defendida por Anna Hazare.

7 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas,

    Citei-a e fiz link. Obrigado pelo seu post. O meu, teria sempre de ser diferente...

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula chamo a atenção que a Lokpalbill (lei Lokpal) é um corpo legislativo perigoso porque criará um organismo tentacular, incontrolável e acima dos poderes. Corre-se o risco segundo alguns analistas indianos de criar um monstro corrupto para lutar contra a corrupção que hoje contamina o Estado indiano. Publiquei uma declaração de Shoma Chaudhury, uma das mais lúcidas analistas indianas que pode ajudar a esclarecer algumas questões. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. :))

    Excelente Quadro de Inspiração.

    Sopro de beijo
    M. José

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Rogério :)
    ... vou lá espreitar :)

    ResponderEliminar
  5. Fernando,
    Obrigado pela pertinente chamada de atenção... de facto, a criação destes mecanismos pode ser pervertida e degenerar em aparelhos que acabam por caucionar e reforçar o que pretendem fiscalizar e punir... de qualquer modo, a intenção é relevante e a questão que se coloca é a de encontrar meios de tornar eficazes e rigorosos este tipo de instrumentos... Vou ler a declaração de Shoma Chaudhury que, antecipadamente, agradeço. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. É, não é, minha amiga? :)
    ... pois... assim resulte a inspiração...
    Sopro de beijo :)

    ResponderEliminar
  7. Também recomendo http://www.thehindu.com/opinion/lead/article2379704.ece?homepage=true
    Abraço

    ResponderEliminar