Visitei Auschwitz sózinha... Eram 7h da manhã, de uma manhã fria e cinzenta... o campo de concentração, agora musealizado, acabara de abrir... percorri-o rua a rua, bloco a bloco, forno a forno... e enquanto caminhava naquele espaço exíguo, com a consciência do sofrimento indizível e da morte de milhões de pessoas que ali foram conduzidas para o extermínio, tornava-se-me quase impossível imaginar fosse o que fosse e até pensar - por tão ridícula ser, face ao horror, qualquer lógica... As Vítimas do Holocausto são anualmente relembradas em todo o mundo no dia 27 de Janeiro... foi ontem! ... é hoje... o dia 27 de Janeiro é todos os dias!... porque todos os dias são dias de não esquecer a crueldade de que é capaz a espécie humana!... para que se não repita!... nunca mais!
E quão rapidamente o perseguido se transformou em perseguidor. É vergonhoso que o holocausto seja usado como instrumento de chantagem emocional para que tenhamos fechado os olhos, e continuemos a fechar, a outro genocídio. Como é que o quotidiano na faixa de Gaza honra a memória das vítimas do holocausto nazi?? Como é que o usurpado ousa usurpar?
ResponderEliminarA Terra Prometida têm um custo demasiado alto, diria mesmo impagável.
Beijinhos e continuação de bons e esclarecidos posts.
O irónico está no seguinte..hoje...Auschwitz é Património Mundial da Unesco..noutros tempos viu-se "Arbeit macht frei"... caras magras..pálidas..todos lá ficaram..Agora..o terror pede-nos "dignidade humana"....
ResponderEliminar