Hoje, 14 de Fevereiro, no Tibete, entre as comunidades tibetanas de todo o mundo e em todas as que apoiam a sua causa,celebra-se o Losar e a entrada no Ano do Tigre de Ferro de 2137. A história do LOSAR (LO=Ano + SAR=Novo) inscreve-se nas mais antigas tradições culturais do Tibete (cultura BON) e iniciou-se no âmbito das celebrações das colheitas que marcavam a vida dos agricultores e camponeses do Tecto do Mundo.
Olá Ana Paula,
ResponderEliminarQue pena tenho eu, do povo do Tibete ter sido privado do Seu Grande Líder e Grande Homem S.S. Dalai Lama, no seu País. Com certeza que as celebrações não terão o mesmo significado...
Nós é que temos de ter muito cuidado com os Tigres... :))
Mas para o ano, é o nosso ano, o do Coelho... :) só que de Ferro. O nosso é Coelho de Água.
Daqui a dois anos será o mais importante,
o ano do Dragão. Os chineses farão grande festa. Só lhe estou a dizer isto porque foi um consórcio de três empresas portuguesas com sede em Macau, que ganharam o concurso e vão fabricar toda a pirotecnia para as festas. Apesar de eu detestar que se queime literalmente, dinheiro, quando tantos passam fome. Mas o mesmo se passou no resto do Mundo com a passagem de ano do calendário solar. Era distribuir todo esse dinheiro pelos que mais precisam. Mas se o Mundo fosse assim benigno, os que fazem o fogo, não estariam tão ricos, nem havia exílados do Tibete.
Pena que os tibetanos tenham sido privados dessas tradições milenares. Deixa-me muito triste.
Um beijinho de um grão de pó, que virou grão de gelo... Apre!!! que está demais. :)
Subscrevo cada palavra, Fada do Bosque :)
ResponderEliminar... sim, de facto e felizmente :), partilhamos o mesmo ano :)
Beijinho de pirilampo a tiritar :)