Este post decorre da sugestão da minha grande amiga Maria José Matos Manuelito a quem agradeço a partilha (aqui registada, num comentário do post anterior):
Felix Finkbeiner é uma criança de 13 anos que, a partir de um trabalho escolar que fez quando tinha apenas 9 anos, descobriu que se plantassemos um milhão de árvores poderiamos contrariar as mudanças climatéricas que nos afectam a todos e que ameaçam, seriamente!, o futuro do Planeta! Por isso, criou um movimento conhecido por "Plantar para o Planeta", cujo lema é: "Parem de Falar, Comecem a Plantar"... A adesão mundial ao movimento criado por este menino alemão, cruzou o mundo também através do Facebook e chegou a todo o lado, designadamente ao México onde muitas crianças, escolas e comunidades o adoptaram e reproduziram... e foi tal a dimensão que o movimento ganhou que, sendo 2011 o "Ano Internacional das Florestas", Felix Finkbeiner foi convidado para apresentar esta iniciativa na "Conferência de Abertura" deste evento:
Dito de outro modo, o que Felix e as crianças de todo o mundo nos querem dizer é: "Crianças e Adultos de Todo o Mundo, Deixem-se de Tretas e Comecem a Plantar para se devolver ao Planeta a Vida de que depende a Nossa Vida"!
... adorei teu remate, "Crianças e Adultos de Todo o Mundo, Deixem-se de Tretas e Comecem a Plantar para se devolver ao Planeta a Vida de que depende a Nossa Vida"!
ResponderEliminarObrigada.
Beijo verde
M.José
Lindo, estamos salvos/as!! Enfim uma geração que atua sem negatividades, sem medo ou receio de não dar certo!!!
ResponderEliminarUma geração positiva!!
Já era tempo!
A-do-rei!
Obrigada por compartilhar conosco, Ana Paula.
Beijus do Brasil,
Dani
O mérito é todo teu :)))
ResponderEliminarBeijo verde :))
Dani :)
ResponderEliminarQue boas, exactas e justas palavras as que aqui partilhas e eu agradeço!
Sim, é disto que precisamos: de gerações positivas, sem medo e sem preguiça, capazes de enfrentar as dificuldades sem as ignorar e de agir para as resolver e ultrapassar :))
Que bom sinal para todos nós!
Obrigado por estares por aqui :))
Beijus :)) de Portugal e do nosso Alentejo :)))
Out of the mouth of babes... :))
ResponderEliminarOra ora! quem é que planta uma árvore nos centros urbanos?! É que a maioria da população está lá. Enquanto isto for assim está muito mal, pois por cada árvore que eu planto por ano... e são várias, muitos há que nunca plantaram nenhuma. Espero que este apelo não caia em saco roto, pois um costume que caracteriza o tuga é:- os outros que façam, pois se o fizerem ninguém dá pela minha falta!(vão à frente que eu já lá vou ter/Deolinda).
ResponderEliminarSomos muito poucos os que plantam árvores! a maioria como vive no betão pensa que não é problema deles. Agora preparem-se para a época de incêndios...
Dê um beijo meu à Isaabel Negrete
ResponderEliminar(pois a coisa promete...)
e já agora
à directora da escola
Sem elas Félix andaria a jogar playstation
E já que estamos a falar de beijos, outro para si também
Medida que eu gostava de ver aplicada ao MEU País, tanto na plantação de árvores como na " plantação " de soluções para nos tirar da crise. Os nossos politicos fazem lembrar Zeca Afonso " eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada ". Todos os politicos deram relevo à musica de Zeca, especialmente a esta, e que têm feito? Têm comido tudo sem deixar nada! Precisamos deles? Mudou-se de regime politico em Abril do séc. passado para quê? Para deixar de haver 7, 8, 10 donos do MEU País para pasdsar a haver 70, 80, 100? Desviei-me do comentário que queria fazer. Era só lembrar que teremos que agradecer a uma criança, aquilo que os adultos não conseguem fazer.
ResponderEliminarAbracinho
Ai... Ai... Ai... Santa Ironia... Parece que esta também anda a raptar os cérebros do pessoal...
ResponderEliminarEntão vamos lá plantar árvores!! Sim Senhor... muito bem... Apoiado...
E logo a seguir vamos ao FACEBOOK corta-las... BRAVO BRAVO BRAVO...
Isto anda tudo a snifar algo que atrofia os impulsos eléctricos de muito baixa voltagem!
Pois é, Eva... as crianças é que sabem :) ... e a sabedoria bem o reconhece quando afirma que é da sua boca que sai a verdade :))
ResponderEliminarQuerida Fada do Bosque :)
ResponderEliminar... pois... porém, muitas vezes, não se trata de uma escolha mas, de uma necessidade... e quantas vezes, tendo sido uma escolha, não representará depois um fardo de que as pessoas, por razões várias, não podem libertar-se?... contudo, a propósito, vê o post seguinte :))
Beijinho :)))
Olá Rogério :))
ResponderEliminarA Isabel Negrete ficará feliz por saber que o autor de blogues como "Conversa Avinagrada" e "Caminhos do Meu Navegar" lhe reconhece tão importante papel... e posso, por antecipação, agradecer o beijo que daqui lhe envia e à directora da escola :))
Um beijo também para o Rogério :)
Caro Amigo Zéparafuso :)
ResponderEliminarObrigado pelas boas palavras que, estou certa!, muitos, como eu, subscrevem sem reservas... entretanto, espero que o post que inseri em seguida mereça a sua melhor atenção :))
Abracinho feliz e solidário :)
Ai, VOZ :)))
ResponderEliminar... que humor corrosivo... para dizer que é uma ideia positiva... viu o comentário da Dani?... a grande questão é essa: há uma geração positiva, disposta a "arregaçar as mangas" e... fazer!... e isso, meu caro amigo, é um património que nos não podemos dar ao luxo de perder!
Abraço :))
Ai, ANA :)))
ResponderEliminarEssa tal geração deve mas é informar-se muito melhor do que anda a fazer, e logo a seguir desfazer, que é para não andarem a fazer apenas para aquecer... e aparecerem no Youtube e cenas do Género!
Arregaçam as mangas para plantar árvores, e depois teclam e dão cliques para corta-las... tem cá uma lógica, que não fosse eu ser nabo diria que esta malta anda a flutuar, no mínimo!!! Mas enfim... é sempre melhor deixar correr a ilusão, do que ver a realidade. Siga para Bingo, que a fila já é minha!
Ups... My BAD!... NOT!
ResponderEliminarLi, sim senhora, o comentário da Cara Dani... e pasmei! Pois para quem vive num País que vai construir uma ultra-barragem e mandar à vida uma "meia dúzia" de árvores de floresta tropical (e tudo o que isto implica, pois não se fica pelas árvores), parece que o comentário apenas transpira a formatação da formação!
Lol minha querida!!! :)) então os comentários deram de frosques?! Boa te vai! e os posts?! Isto é de loucos! :)) o Voz vai pensar que foi por causa da sua "acidez" ahahahahah embora eu não fique muito atrás...
ResponderEliminarUm beijinho :))
LOL :))
ResponderEliminarOh Fadinha estavas distraida e deixaste que os "bruxos" viessem apagar-me o postinho? :))
... sim, sim, o VOZ vai pensar que fui eu que me aborreci com o seu pessimismo... eheheheh :))
... e sim, Fadinha, tu, às vezes, também és demais :)))
Beijinhos felizes de bom regresso :))
SAFA... Isto de a ANA andar a meter cunhas ao nerds do Blogger não vale!!!! E pare de confundir... eu não sou pessimista, apenas vejo o Mundo sem os filtros cor-de-rosa
ResponderEliminarOlá Ana Paula
ResponderEliminarGostei muito do Post!
Toca a plantar, não só árvores mas também aquilo que é preciso para comer, retornar a cultivar as hortas, transformar jardins em jardins comestíveis. E mesmo nos apartamentos já se cultiva cada vez mais nas varandas, nas janelas... deixo um link para bons exemplos nesse sentido. Eu, como tenho micro-varandas, estou a começar pelas aromáticas :)
Beijinhos e bom fim de semana
eheheheh.... vou comprar uns óculos com filtro cor-de-rosa para ver se começo a ficar como a Ana... optimista até mais não!!!
ResponderEliminarComo a Ana meteu uma cunha para apagarem os meus comentários anteriores fica aqui um para substituir os apagados (ahahah)
ResponderEliminarAna... tem que avisar o miúdo que ou começa a plantar árvores como um louco ou então nunca mais lá chega... Só nestes últimos 3 dias já foram à vidinha cerca de 2.743.475 de árvores em Alberta/Canadá... (isto se aceitarmos a média de 25 árvores por hectare!). Por isso ou o miúdo não faz mais nada na vida (e mesmo assim não lhe chega) ou não se safa... vá lá seja amiga e avise o puto!!!