domingo, 14 de agosto de 2011

Da "lisura" de Marcelo...

Defendendo que a questão da decisão legislativa deveria ser "em pacote" para o Estado e os institutos públicos, Marcelo Rebelo de Sousa acabou de dizer, na TVI, que a decisão do governo de fazer preceder as nomeações (quer no Estado, quer nos institutos públicos) da realização de concursos públicos, pode ser (se feita com transparência!), uma medida positiva... mas que, se assim não for!, dado que a decisão final de selecção do nomeado depende do governo, resultará apenas numa forma "mascarada" de se nomear alguém previamente escolhido - deixando perceber que reitera a evidência decorrente do facto das formas democráticas de gestão dissimularem, muitas vezes!, formas autocráticas dessa mesma gestão!... mas, disse mais!... disse até que a nomeação de Santana Lopes para a Santa Casa da Misericórdia é, no fundo!, uma forma estratégica de contornar interesses recíprocos, o que, no caso!, quer dizer: partidários (por um lado, porque interessa ao Governo ter Santana Lopes como aliado e, por outro lado, por interessar a Santana Lopes desempenhar um lugar que lhe aumente o prestígio político ao ponto de lhe poder viabilizar a ascensão à CMLisboa)... interessante!... principalmente porque "Marcelo dixit"!

6 comentários:

  1. É o que se chama "Passos escondido com Marcelo de Fora...".
    E chamam àquilo comentário político. Não seria mais apropriado intitular o acto como aula semanal da universidade (não de Verão mas anual) do PSD?
    Um abraço, Ana Paula.

    ResponderEliminar
  2. Faça-se dos cadáveres politicos
    pessoas importantes
    e eles regressam
    regressam
    regressam
    e regressam
    com dantes...
    (este meu comentário é um desabafo sobre a forma de rescuscitar mortos-vivos)

    ResponderEliminar
  3. Também criticou as nomeações para o Conselho de Estado e a avaliação dos professores do Básico e Secundário – críticas justas, em meu entender.
    Marcelo Rebelo de Sousa é um comentador muito curioso… É incrível como consegue deixar-nos a meditar não sobre as suas opiniões, mas – a mim quase sempre – acerca dos motivos (pessoais ou partidários) que o determinaram em tal ou tal crítica ao PSD. A inteligência fulgurante não o impede de, por vezes, deixar demasiado a descoberto «ferroadas» em que é exímio. A isso nos habituou.
    Bom feriado!
    Um beijo, Ana Paula
    Helena Pato

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Miguel... de facto, a estratégia analítica de MRS tem um "certo" pendor pedagógico :))
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. ... pois é, Rogério... por vezes, a ironia vale bem muita discursividade...
    Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Helena,
    Obrigado pela muito pertinente observação sobre a capacidade de MRS nos suscitar a reflexão sobre os motivos que justificam a exposição dos argumentos que selecciona criteriosamente para divulgar, incentivando os "subentendidos", as dúvidas e as entrelinhas :))... para quem ouve é, de facto, interessante e até, quando, como bem diz a Helena, deixa demasiado descobertas as "(...)«ferroadas» em que é exímio.(...)" :)
    Um beijo, Helena.
    Bom feriado!

    ResponderEliminar