quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Londres - da Boçalidade à Irresponsabilidade dos Comentadores

Tentei ignorar o facto mas, de facto!, não o posso fazer! Numa das edições noticiosas da Sic Notícias, esta 3ªfeira à noite, Martim Cabral e José Anes comentaram os acontecimentos dos últimos dias em Londres... confesso que me surpreenderam!... particularmente, Martim Cabral que deu a mais evidente nota de completa boçalidade e ignorância na forma como comentou e interpreta o fenómeno social de que Londres é, desde há 3 dias, palco de manifestação. Referindo-se aos protagonistas das violentas acções que deixaram a velha Inglaterra envergonhada perante uma Europa que tenta manter as aparências de uma já inexistente paz social, como "vândalos" e "ladrões", o pseudo-jornalista-comentador reduziu os acontecimentos a crimes de delito comum, atribuiu aos jovens a idade de 11 anos (!!!) e nem sequer percebeu que a forma de se exprimirem sobre o que os motiva, decorre da baixa escolarização e da falta de comunicação com o mundo político dos adultos... o pior é que esta inaceitável arrogância que não ultrapassa em momento algum o domínio da mais pura ignorância, tem tempo de antena num horário nobre (22 horas)!... e isso, deixem que o diga!, é de uma profundissima irresponsabilidade pública!... por isso e apesar de não ter pensado referir-me ao assunto neste momento, vale a pena ter a mais séria das considerações pelo alerta de hoje do Presidente do Sindicato de Jornalistas (ler Aqui), já que a comunicação social, a imprensa e a televisão não são simplesmente instrumentos financeiros!!!!

7 comentários:

  1. Absolutamente de acordo e extensível a variados, tantos outros ditos jornalistas, a variados, tantos outros ditos comentadores. Basta! Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Fernando! De facto, Basta!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Cá por mim proponho que o Rogerito passe a comentador...

    ResponderEliminar
  4. Mais... afirmou que isto é consequência de populações alimentadas por subsídios à preguiça, à vadiagem, etc... O habitual. E que esta cultura do subsídio ao "não-trabalho" já vem desde a geração dos avós destes jovens de "11 anos". Este tipo de comentários são para lá de boçal, e dignos dos comentários que vamos lendo a notícias de jornais, programas de tv de opinião pública, etc... Inqualificável.

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula,
    Tomei a liberdade de fazer 'link'.
    Muito obrigado.
    CF

    ResponderEliminar
  6. Olá, Ana
    Senti o seu "tom" (pudera)…
    Londres continua a ser "o" marco histórico do Reino Unido. Percebo o seu apontamento no que diz respeito à baixa escolarização. Repare, porém, que esses pseudo-jornalistas-comentadores (e desculpe o "tom" generalista) não só não referem a baixa escolarização, como ocultam um paralelo à "interculturalidade". Esta dinâmica (baixa escolarização + interculturalidade) não necessita de uma crise político/económica/social (nem a nível europeu, nem a nível mundial) para falar de si…
    Um grande, grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Aqui no Brasil eu ví no Jornal da Noite mas os motivos não foram ditos, muito esclarecedor Ana Paula, obrigada como sempre. Eles quererem atribuir isso simplesmente aos "hooligans" vândalos e drogados, que ridículo, adorei o seu texto.

    ResponderEliminar