sábado, 13 de dezembro de 2008

Fechar Guantanamo!


Em Junho visitei Auschwitz! Do horror arrepiante que senti, ao andar, manhã bem cedo, pelas suas ruas desertas, feitas de terra e povoadas apenas das paredes sem reboco com que se fechavam os blocos onde se depositaram, à espera da morte, milhares de pessoas e de fornos crematórios com paredes queimadas, é difícil ainda dizer tudo o que se percebe... ocorreu-me agora à memória a crueldade humana perante as imagens de Guantanamo porque, aqui como em Auschwitz, os arames farpados e electrificados criam analogias demasiado próximas. Felizmente, Barack Obama mantém o compromisso de encerrar o Campo Delta, situado na Baía de Guantanamo, onde prisioneiros políticos, reduzidos ao epíteto de terroristas, têm vindo a ser humilhados, escorraçados e torturados... alguns, como já se provou, sem culpa formada! Todos, de qualquer modo, humanos!... por isso, se, em primeiro lugar, devemos recusar-nos a tratar com violência a violência e com indignidade cruel o que condenamos, por acreditarmos, acima de tudo, nos Direitos Humanos e na Dignidade do Ser Humano, em segundo lugar, devemos contribuir para que o novo Presidente norte-americano possa encerrar Guantanamo, cumprindo um anseio que é de todos os que acreditam que a segurança se não compra com a tortura. Por isso, apesar de nos doer o facto de ter sido na Base das Lajes, nos Açores, que o pequenissimo grupo formado pelo famigerado Bush, por Aznar, Durão Barroso e Tony Blair, abriu caminho para a destruição do Iraque e a irracionalidade de maquiavélicos meios para combater o terrorismo em detrimento da inteligência estratégica, num acto de pura reacção emotivo-vingativa contra o 11 de Setembro, devemos agora congratular-nos com a decisão do governo português em colaborar com Obama na criação de condições para o rápido encerramento de Guantanamo! Encerrar Guantanamo é urgente para que o século XXI possa marcar a História por não permitir que se regresse à crueldade que teve um dos seus expoentes máximos no Holocausto... porque a violência é epidemiológica e permitir Guantanamo tornou mais perigoso o mundo e menos digna a nossa condição humana!

2 comentários:

  1. Cruel...mas bela fotografia...
    Parabéns pelo seu blogue, Cara Amiga,estéticamente muito bem delineado, diversificado e amante das liberdades e dos direitos humanos. Boa caminhada internautica...
    Alberto do Rosário.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo: é sempre gratificante saber que conseguimos transmitir a mensagem... por isso, muito, muito obrigado pelas palavras encorajadoras! Pelos Direitos Humanos, Sempre!

    ResponderEliminar