domingo, 21 de dezembro de 2008

Irresponsabilidade ou diletância política?


Considero uma tremenda irresponsabilidade política, pouco digna para os ideais da Esquerda, a pura demagogia assente na crítica óbvia, popularucha ou dissimulada sob aparências de pseudo-sofisticação intelectual com que, ao longo da História, têm sido manipulados os povos e feitas as guerras e as ditaduras. Claro que é um dever da Esquerda lutar incansavelmente por uma sociedade cada vez melhor e mais justa. Claro que é indispensável um olhar lucidamente crítico e uma atitude firme na apresentação de alternativas integradas e consistentes para as governações nacionais e para a coexistência internacional. Claro que a luta tem que ser séria e responsável... por isso, não considero de Esquerda a afirmação de Manuel Villaverde Cabral (subscrita aliás por Inês Serra Lopes em uníssono proferido, quase aos gritos, no programa "Expresso da Meia-Noite" da passada 6ªfeira, dia 19) sobre ser necessário ou preferível deixar cair completamente o sistema financeiro das sociedades ocidentais e, em particular, da sociedade portuguesa cuja economia é, reconhecidamente demasiado frágil para poder ser laboratório de aventureirismos... independentemente da reflexão crítica que possam merecer o Banco de Portugal sobre o caso BPN ou o Governo sobre o aval bancário ao BPP!... mas, daí a ser desejável o afundar do sistema financeiro vai a distância incomensuravelmente reaccionária de ignorar os efeitos sociais e económicos do desemprego, da pobreza, da fome e dos conflitos sociais que isso implicaria para os portugueses! Afirmações destas não são de Esquerda!... serão, na melhor das hipóteses, um modo incendiário de querer fazer política... que, para o bem ou para o mal, me fez procurar e ler o texto de Vladimir Illicht Ullianov Lenin "Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo", publicado em 1920 e que merecia ser lido ou relido, com as devidas distâncias -se para tal houver "engenho e arte"!- por auto-intitulados "cientistas sociais" que, talvez assim pudessem prevenir a enunciação de asneiras graves que justificariam epítetos de maquiavelismo... O acesso ao poder como fim não justifica todos os meios!... e o mundo de hoje, complexo e perigoso, tem tão grande inimigo no autoritarismo bélico como na diletância demagógica!

2 comentários:

  1. C0ompletamente de acordo...O Villaverde passou a noite a fazer propaganda...era a muleta da Roseta...
    Bela ideia essa de os mandar ler o Lenin,precisamente "O esquerdismo,doença infantil do comunismo"...talvez aprendessem alguma coisa e ensinassem os do BE...ou é ao contrário?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário... já agora, deixa que comente: no caso, vice e versa parecem ser duas faces iguais de uma mesma moeda... será erro de edição ou ausência de imaginação?

    ResponderEliminar