segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Genocídio Cultural


Há 50 anos que, face à ocupação violenta e ao recurso à colonização e à aculturação do Tibete pela China, o Dalai-Lama vem alertando para os problemas que implicam o genocídio cultural dos povos cuja prossecução conjuga a violação dos mais elementares direitos fundamentais e humanos com estratégias políticas que conduzem ao aniquilamento das forças de resistência das populações, ainda que essas forças sejam pacíficas.

4 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Vim espreitar o seu blog, que muito apreciei. Para genocídio cultural, o antropólogo Robert Jaulin generalizou, em finais dos anos 60, a adequadíssima expressão "etnocídio".
    Saudações
    F. Oneto

    ResponderEliminar
  2. Caro F.Oneto
    Muito obrigado pela sua visita e pela referência a Robert Jaulin.
    Volte sempre!
    As melhores saudações,
    Ana Paula Fitas

    ResponderEliminar
  3. F.Oneto
    Pela amável referência a Robert Jaulin, lembrei-me depois de ter editado o comentário anterior que, no dia 5 de Janeiro, publiquei aqui um post intitulado "Guerra, Genocídio e Etnocídio" relativo a Gaza... espero que goste!

    ResponderEliminar
  4. Gostei sim! Muito obrigado pela chamada de atenção. Não tinha reparado, pois há imensos posts interessantes e o nosso tempo fica sempre aquém das necessidades... Entretanto dei mais uma volta e adorei. Parabéns pelo seu blog!
    F. Oneto

    ResponderEliminar