sábado, 13 de fevereiro de 2010

Contra-a-Corrente - Sinais Positivos na Sociedade e na Economia

A democracia tem, felizmente!, destas coisas: apesar da gritaria do PSD e da comunicação social, a mais recente Sondagem, realizada conjuntamente pelo Expresso/Sic/RR, indica que os portugueses voltariam a eleger, em maioria relativa, o Partido Socialista, para lhe confiar a gestão governativa. Ao contrário dos líderes sociais-democratas que tentam relativizar as dificuldades internas com a transmissão da mensagem sobre a pretensa urgência em substituir o Governo eleito, há menos de 6 meses (faça-se justiça a João Pedro Aguiar Branco que já fez notar que este objectivo não serve o interesse nacional, presumindo-se que não elege esta questão como prioridade a justificar a reorganização do seu partido), os portugueses reconhecem os esforços do Governo de José Sócrates e, apesar do incómodo causado e sentido por todos relativamente às constantes suspeitas que contra ele vão emergindo, preferem confiar no PS do que em qualquer alternativa da oposição que não consideram merecer a sua credibilidade. A reiterar a fundamentação desta opção aferida pela sondagem hoje divulgada, estão as declarações de responsáveis nacionais que, apesar do ruído envolvente, os portugueses conseguem ouvir, nomeadamente, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento e o Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto que, justamente, vieram a público esclarecer o lodaçal em que a especulação tem envolvido a Justiça e o Governo. O acto reitera a saúde da democracia portuguesa e contraria a demagogia que insiste em falar em limites autoritários à liberdade. Entretanto, vale a pena saudar, até por se justificar neste contexto de confiança popular na governação, a adopção de algumas medidas que, na Economia, cumprem requisitos reconhecidos e reivindicados (do PCP ao CDS) como essenciais: apoio às PME's (750 milhões de euros), incentivo à produção nacional (75 milhões de euros para os vinhos portugueses) e internacionalização dos produtos agro-florestais e das pescas (medida indispensável à revitalização destes sectores). Não chega?... claro que, no actual quadro económico nacional, não é suficiente mas é, indiscutivelmente, o sinal positivo que nos confirma a esperança da recuperação.

16 comentários:

  1. Sinceramente não sei se podemos considerar a falta de escolha como algo de bom para a Democracia... mas isto, é apenas o meu modesto pensamento!

    ResponderEliminar
  2. Caro Voz a 0 db,
    A falta de escolhas é sempre lesiva para a Democracia... porém, entre nós, o que acontece não é uma questão de falta de escolhas mas, isso sim, de escolhas que consideremos credíveis... e isso é, naturalmente!, negativo para a dinâmica democrática da sociedade portuguesa. De qualquer modo, não era essa a questão que este post focava. A intenção era a de chamar a atenção para o facto de, para além da aprovação orçamental que esta semana ocorreu na AR e que tem sido "ofuscada" por toda a polémica sobre "escutas" num clima de aparente imobilismo, bloqueio e dificuldade de discussão do rumo do país, algumas medidas económicas positivas estarem a ser tomadas, respondendo a alguns dos graves problemas nacionais. :)

    ResponderEliminar
  3. Metáfora interessante, caracterização exaustiva e atenta sobre a: " (…) saúde da democracia portuguesa (…)" que, no fundo, tem dado provas do seu estado de doença. (O apoio e incentivo nas produções nacionais só funcionarão após um ajuste na procura interna…).
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O ruído é só da CS e dos justiceiros. Portugal continua a trabalhar e a Economia não pára. As exportações, no meu ramo, continuam a bom ritmo e cada dia mais diversificadas. Um exemplo:
    http://sacodeasnuvens.blogspot.com/2010/02/cavalos-prontos-voar.html

    ResponderEliminar
  5. Sim, Jeune Dame... temos tido oportunidade de assitir a "provas do seu estado de doença" :)
    ... e quanto ao ajuste na procura interna aí está um dado que é, realmente, importante para que os incentivos à produção interna se não esgotem nos caminhos da burocratização de acesso
    aos apoios disponibilizados.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Nanda, pelo contributo :)
    ... vou espreitar o saco de nuvens :)
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Ressalvo, Nanda... e vou passar a seguir o Sacode as Nuvens :)

    ResponderEliminar
  8. Ah! Mas como podemos nós saber, se são credíveis ou não, se nunca os deixarmos tentar demonstrar daquilo que são capazes?

    ResponderEliminar
  9. Se bem se lembra, caro Voz a 0 db, já os deixaram demonstrar do que são capazes... e a experiência, pelos vistos!, não agradou à maioria da população que não os tem eleito com a frequência que desejariam... é, talvez, um problema de escolha ou melhor, um resultado do exercício da escolha.

    ResponderEliminar
  10. Porque acredito na Democracia convido-vos a assinarem este manifesto:
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1319

    ResponderEliminar
  11. Cara Ana...
    Não sei a que período da história recente se refere... mas desde, e incluindo a Assembleia Constituinte, foi sempre o PS e o PSD(PPD/PSD) a dominar o Parlamento Português... portanto não estou a vislumbrar como é possível aferir da qualidade ou não de um qualquer outro partido se nunca esteve efectivamente a Governar.
    Certo é, que possivelmente, seriam iguais ao PS/PSD/CDS, pois todos eles quando estão na oposição dizem uma coisa, e quando passam para o governo dizem o contrário...

    ResponderEliminar
  12. Caro Voz a 0 db,
    Tem toda a razão :)
    ... desculpe!... sei lá porquê interpretei as suas palavras como se se estivesse a referir ao PSD !!!... desculpe!
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  13. É um engano aceitável... dada a cor da minha fotografia..LOL
    E não precisa de se desculpar...

    ResponderEliminar
  14. LOL !!! :)
    Obrigado pelo bom humor :)
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  15. acaciobaratalima@tvtel.pt15 de fevereiro de 2010 às 19:46

    COMENTÁRIO A POST-IT DE ANA PAULA FITAS- "CONTRA A CORRENTE"


    Contra a Corrente, fustigando os “arautos da desgraça”, os Medinas Carreiras; os Êrnanis Lopes, os Vacos Pulidos Valentes, os Vascos Graça Moura, os Danieis, e são vários, e tutti quanti.

    Ao arrepio dos que subvertem um espaço, que se desejava pedagógico, eminentemente pedagógico, tornando-o palco de intriga palaciana.

    Exactamente quem fez um “Balanço Estatistico”, do SIMPLEX, em vez de fazer um “Balanço Crítico e Histórico”, tema a que voltarei.

    Não gosto dos políticos “Cara de Pau” e saudo os que também entendem a Política, como uma actividade lúdica.

    Contra a Corrente sabendo ler a realidade.

    Cordiais Saudações Democráticas e Republicanas

    ACÁCIO LIMA

    ResponderEliminar
  16. Caro Acácio Lima,

    Bem-haja pelas suas palavras :)

    Cordiais Saudações Democráticas e Republicanas!

    Volte sempre!

    ResponderEliminar