quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pela Vida e Pela Obra: Obrigado Nelson Mandela!


Cumprem-se hoje 20 anos da libertação de Nelson Mandela. Preso durante 27 anos por lutar contra o regime de "apartheid" em que vivia a África do Sul, Nelson Mandela foi o rosto, o corpo e o condutor de uma extraordinária revolução que instituiu neste país a adesão ao regime democrático que o elegeu seu Presidente. Pelo trabalho de reconciliação de mundos aparentemente antagónicos pela segregação racial em que a população sul-africana foi enculturada durante séculos, Nelson Mandela foi justamente agraciado com o Prémio Nobel da Paz. Na celebração desta data e com proveitos que reverterão em ajuda humanitária para cidadãos carenciados em todo o mundo, a inteligência, a cultura, a bondade e a estratégia política de Nelson Mandela foram agora imortalizadas no filme Invictus, realizado por Clint Eastwood e magnificamente interpretado por Morgan Freeman e Matt Damon... vale a pena ver!

3 comentários:

  1. Ana Paula

    Também vi e recomendo. Pode não ser a melhor obra de Clint Eastwood, mas é um bom filme e uma boa lição!
    Bem haja Nelson Mandela.

    ResponderEliminar
  2. Manuela,
    Gostei muito do filme... pode não ser uma obra cinematográfica na mais técnica e estética acepção da palavra mas é, de facto, um depoimento humano comovente pela rectidão, o discernimento e a eficácia... lindo!... por tudo o que de lá se retira, compreende e subentende... quando a Manuela referiu a estreia no Sustentabilidade lembro-me de ter dito que estava curiosa para ir ver... e, apesar de tudo, talvez pela sua clara singeleza e rectidão, surpreendeu-me pela positiva.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o filme mostrou que ele era muito forte e nao desistia de seus sonhos e lutava pela sua liberdade ele mostrou que foi um homem forte
    e lutou pela sua liberdade e de seu povo..
    parabens Nelson Mandela

    ResponderEliminar