quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Precisamos de um Portugal Sem Medo...


Portugal não pode, nem deve!, ter medo de enfrentar as pressões externas... e se temos bem feito o trabalho que nos exigem, como o disseram ontem e hoje os alemães, apesar dos custos que desse trabalho têm decorrido, com a dura penalização dos cidadãos, cabe-nos agora eleger um Presidente da República capaz de dialogar e apoiar o diálogo com o exterior, defendendo a soberania nacional... Hoje, o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que as taxas de juro das dívidas de Portugal e Espanha são "absurdas", tornando inequívoca a nossa consideração de que os países mais frágeis da UE estão sob um forte ataque especulativo dos mercados. Por isso, ouvir dizer a Cavaco Silva que não se pode, nem deve!, criticar "quem nos empresta dinheiro" é, de facto, depararmo-nos com uma atitude subserviente e não-combativa, contrária à que tem defendido, em alto e bom som, Manuel Alegre, para quem a defesa da autonomia nacional assume um papel prioritário... nos tempos que correm, precisamos de um Presidente da República capaz de se colocar ao lado dos cidadãos e não de complacência perante os ditadores. Recorrentemente, a este propósito, escrevi ontem, com uma intenção demonstrativa o post que se pode ler aqui no Alegro Pianissimo... e hoje, depois dos bons sinais resultantes do leilão onde foi apresentada a dívida portuguesa, mais do que nunca, sabemos que não devemos desistir da nossa razão e não podemos ignorar que um Presidente da República com o perfil de Manuel Alegre seria fundamental para a confiança e a auto-estima que, enquanto portugueses, sabemos que o nosso país merece!

2 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas,
    A coisa posta assim, com esta facilidade toda, até parece que Alegre vai governar Portugal nos próximos tempos. Eu sei que Manuel Alegre é socialista, mas também sei, apesar de não ser politico, que quem governa o MEU País, mal ou bem, é por enquanto, José Sócrates. Também sei que as próximas eleições são Presidenciais e não legislativas. Daí, eu perguntar: Alegre faz o quê? Terá algum trunfo que ainda não tivesse dito? Estou em crer que Alegre vai sofrer uma desilusão. É que Alegre está para o País, assim como Mario Soares estava há 5 anos!!|! A fazer o papel dfe Alegre há 5 anos atrás estará povavelmente Fernando Nobre. Esperemos para ver.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas
    Conheço o Francisco Fanhais como uma pessoa que sempre soube sentir os problemas sociais e a obrigação de ser um cidadão actuante e consciente, assumindo-se como um homem de esquerda. Obrigada por ter trazido aqui a sua voz, a sua canção de intervenção.
    Pessoalmente, como sabe, estou com Manuel Alegre...e vamos em frente com esperança dia-a-dia renovada...
    Um beijinho amigo e de apreço pelas suas magníficas intervenções :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar