sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma Sondagem feita depois do "Chumbo" do IV PEC e Divulgada depois do Acordo com a Troika*...



Depois de conhecido o acordo com a designada troika, a mais recente sondagem da Universidade Católica apresenta intenções de voto maioritariamente dirigidas para o PS (ler aqui e aqui)... entre as variáveis em análise, o PSD apresenta apenas algumas vantagens no que se refere à imagem comparada dos líderes dos dois maiores partidos - o que não deixa de ser interessante dado o desconhecimento efectivo dos eleitores face aos desempenhos do líder do PSD. De facto, no que se refere a apreciações subjectivas relativas à imagem dos líderes, Passos Coelho recolhe algumas preferências ainda que por diferenças insignificantes (no que se refere, por exemplo, à simpatia e à honestidade), conformes com a simples natureza do factor "novidade" no panorama dos protagonistas-candidatos que não chega para anular a ausência de conteúdo e substância que caracteriza a sua imagem pública e a falta de reconhecimento da sua capacidade de liderança e de perfil adequado à governação (ler aqui)... curioso!... e demonstrativo da capacidade de avaliação objectiva dos portugueses que, coerentemente, afirmam, apesar das críticas às medidas políticas adoptadas recentemente e nos últimos anos, que nenhum partido teria feito melhor que o PS, a que atribuem a maior e melhor defesa das políticas sociais.

(* O título deste post foi alterado na sequência da chamada de atenção do comentário abaixo publicado, da autoria de VOZ A 0 DB; o título original era: "Divulgação da Primeira Sondagem Após o Acordo com a Troika" e, de facto, poderia ser interpretado como se se referisse à data de realização da sondagem - sem que tal equívoco interpretativo estivesse presente nas minhas intenções... e por se não tratar de qualquer tentativa de manipulação da informação ou sequer de marketing, reformulei o título do texto, tal como o sugeriu Voz a 0 DB)

19 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Creio que o problema das sondagens, apesar de acreditar que são feitas com alguma honestidade partem do princípio de que inevitavelmente o próximo Primeiro-Ministro será Sócrates ou Passos Coelho. Creio que é esta a ideia que existe e diariamente é injectada na opinião pública. Naturalmente que a incapacidade de outras forças que se poderiam aliar e apresentar em conjunto uma alternativa viável e credível (tirando aquele ensaio de uma cena triste) mais nada fizeram porque no fundo não é o poder que querem, pelo menos a curto prazo.
    Ou seja, como diz o povo. Entre a fome e a vontade de comer, não há muito por onde escolher.

    ResponderEliminar
  2. E alguém se espanta que o PS tenha neste momento a primazia das intenções de voto? É o país...

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula, minha querida amiga... :)

    É como digo... cada povo merece o que tem. Para não dizer pior, subscrevo Nietzsche: "Povo de cordeiros, Governo de lobos". O problema são os que não fazem parte do rebanho, mas para esses os lobos já trataram de os anular. Faz-me lembrar aquele vídeo dos ratitos que elegem sempre os gatos pretos, depois gatos brancos e por fim um desgraçado de um ratito, vai parar à cadeia por se ter lembrado que podiam eleger ratos! Tal e qual! Quanto ás sondagens são mais uma forma de manipulação dos lobos. Já que os Media de massa também lhes pertencem. Já agora, como será quando os ratitos chegarem à mesa de voto e em vez dos tão falados 5 partidos, no boletim aparecem mais uma chusma deles?... Eles têm na mente o logotipo... no problem, está registado no cérebro!
    Os outros Partidos são tão divulgados, vivemos numa "Democracia" tão plena, que eu nem sei quantos são!
    Chegando ao fim... um País que mais parece o Zoo da Maia! :))
    O homem é mirabolante! ele fura... ai se fura!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Querida Ana Paula:)
    Subscrevo, como sempre...

    Depois do BE se ter imolado na posição à la PCP, cuja "legitimidade" os portugueses só a este reconhecem, é óbvio que o voto de refugio vai para o PS. quem não perceber isto não sabe em que país vive!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. A culpa da sitação actual do nosso País, não pode ser apenas atribuida à crise, ela tem rosto e tem nomes, só não os encontra quem não quiser.

    Um bom dia para si.

    ResponderEliminar
  6. Não sei o porquê... Mas tem que ser... aí vai...

    Esperei pela publicação dos comentários para verificar uma coisa: Se alguém pedia à Ana para escrever um título menos propaganda e mais realidade, tipo "Da Primeira Divulgação da Sondagem Efectuada Antes do Acordo com a Troika..."

    É que a sondagem foi efectuada nos dias 30Abr11 e 01Mai11, antes da Publicação (EM INGLÊS) do MEMORANDO (ACORDO) da "MORRINHA DOS TRÊS"... e também antes da propaganda barata e rasca do Primeiro-Ministro que se fez acompanhar de um Abajur, não sei porquê?!?

    E, agora...

    E agora, sopas... é tal e qual a Propaganda impressa em offset no tempos dos bolchevistas (lembrei-me de um filme que vi há uns tempos!!!)... já está, já está... se necessário lá mais para a frente imprimimos outra coisa qualquer para desviar a atenção da Manada.

    E por falar em Manada... chamar os Bois pelos nomes é sinal de que conhecemos bem a Manada e a forma como ela reage, pois é só isto que é capaz de fazer reagir, pois Pensar dói... Por isso acho que asnos até é um elogio muito grande.

    Como seguidor da Ana há já uns meses largos, não contava com esta... Espero que aceite a minha sugestão, e altere o título, pois este destoa da qualidade geral deste fabuloso espaço virtual de pensamentos.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rodrigo,
    É bem certo que as sondagens partem da previsibilidade e tendem a contribuir para a sua confirmação, na medida em que reforçam a ideia dessa alternância ser incontornável... Não é!... mas, por ora, não se vislumbram alternativas e, por isso, como o Rodrigo bem diz, não temos grande espaço de manobra e trata-se de escolher entre o que mais garantias ainda assim apresenta no que respeita ao Estado Social apesar desse sim incontornável contexto que é o das limitações impostas pela intervenção externa protagonizadas pela dita troika... assim vão os tempos... resta-nos a consciência de que todos os momentos são passos de uma estratégia que nos ultrapassa e a esperança de que "atrás de tempos vêm tempos e outros tempos hão-de vir" - como diz a letra da música cantada por Fausto... não contribuir para o pior e acreditar que seremos capazes de fazer mais e melhor sem desistir de lutar por condições objectivas capazes de o concretizar, é o que, na minha opinião, nos cabe fazer, como resistentes conscientes que somos...
    Um grande abraço.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Cara Blonde With a Phd,
    ... foi também isso que, em respostas aos comentários ao antepenúltimo post, tentei dizer e explicar... os processos históricos e as dinâmicas culturais determinam as opções colectivas... mesmo assim, deixe que volte a registar que cheguei a recear o pior...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Querida Fada do Bosque,
    Já respondi a este comentário no post anterior onde também foi publicado :) ... e a minha resposta é a mesma a que me refiro na resposta ao comentário de Blonde With a Phd :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Querida Ariel,
    Obrigado pelo certeiro e lúcido espírito de síntese que, mais uma vez, aqui demonstra :)
    Subscrevo na íntegra as suas palavras :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Caro João Henrique,
    Tem razão... tem nomes e tem rostos mas, pode ter a certeza - e tenho a certeza que a tem! - que não é apenas a do actual Governo... e é isso que é importante afirmar, em nome da honestidade intelectual e política.
    Bom dia também para si (ou, no caso, dada a hora a que leio e respondo ao seu comentário: Boa noite)

    ResponderEliminar
  12. Caro VOZ :)
    Tem razão...e acredite que vinha para casa quando me ocorreu exactamente isso: o título deste post pode ser interpretado como referência a uma sondagem realizada pós-acordo e não é... é uma sondagem pós-chumbo do IV PEC e, como refere, a sua divulgação é que foi feita após o acordo com a troika! Agradeço-lhe sinceramente o reparo até porque não pensara em alterar o título do postt mas, agora, depois de o ler, é o que farei. De novo, o meu sincero agradecimento, Voz a 0 DB...
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. Ana Paula Fitas,

    O resultado das sondagens não me causa qualquer estranheza.
    O resultado das eleições é previsível.
    Lamentável, mas é assim!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Cara Teresa Santos,
    Tem razão... no momento actual e dada a conjuntura económico-social e o panorama político-partidário nacional, não é de estranhar que assim seja... independentemente do que pensamos e do que desejariamos que os programas ideológicos e políticos dos partidos para a governação fossem... Lamentável? Sim, de facto, é... mas, como a própria Teresa diz: "é assim"!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Olá ANA...

    Isto está difícil??? Até fiquei agoniado devido à viagem no limbo temporal que este novo titulo produziu no meu atarracado cérebro primitivo.

    Deixe lá... Já não a incomodo mais com coisas destas!

    De resto, é sempre triste saber que existe ainda tanto Povo que gosta de bancarroteiro, e que vai continuar a votar em bancarroteiro...

    Quem não tem coragem/força para MUDAR, merece a extinção. E com este "Programa De Resgate ao Sistema Bancário", é o que vai acontecer a muitos dos que vão votar PS/PSD/CDS pois estes três partidos já deram provas suficientes ao longo destes últimos 35 ANOS que não servem para NADA.

    Também estou a ser injusto, para NADA, também NÃO é inteiramente VERDADE, serviram e BEM, para levar PORTUGAL à BANCARROTA.

    ResponderEliminar
  16. Minha Amiga ;)

    ... minha opinião, ... a Tartaruga irá à frente, no tempo e no espaço, uma vez, que partiu com algum tempo de avanço de Aquiles e, atingirá a meta.
    ... Aquiles só ultrapassaria a Tartaruga se alguma parte do seu corpo estivesse à frente da parte mais adiantada do corpo da Tartaruga. Acrescentou meu professor! e eu concordo!!. Dado certo, a carapaça da tartaruga é plana, dura e de elevada resistência óssea com o acréscimo de que à medida que o animal cresce são depositadas novas camadas, aumentando o seu tamanho ... eheheh!

    Abraço da , Tita, minha Tartaruga de estimação
    M.José

    ResponderEliminar
  17. Minha Amiga,
    ... não fosse Zenão de Eleia e não teriamos percebido o que significa, face ao pensamento, o movimento... porque, afinal, tudo é o mesmo... ainda que, como a carapaça da Tartaruga, de tanto acumulado se não perceba como tal :)) ...eheheh!
    Abracinho bom à Tita, a vencedora :))

    ResponderEliminar