quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Celebrar a Vida é Condenar o Extermínio...



Uma Lua Cheia, côr de ouro velho acabado de limpar, ergue-se na tela azul forte do céu sobre o Tejo e sorri à humanidade... a beleza reflexa do sol que nela se encaixa, apaga todas as lágrimas, todos os medos, todas as dúvidas... e dá voz ao pensar que acompanha os nossos olhos erguidos e gratos, pela natureza com que aprendemos o indizível espanto de amar a vida...

... a vida em nome da qual não poderemos ser cúmplices da demagogia que apregoa como "limpos" os resíduos de uma produção energética que matou massivamente, faz hoje 64 anos, em 1945, em Hiroshima e Nagasaki repetindo a crueldade, por um irreversível e fatal incidente acidental que, há 23 anos, em 1986, aconteceu em Chernobyl... hoje, todos nós, humanos e conscientes e a própria democracia, enquanto escola de cidadania, temos a obrigação de, por todos os meios, não deixar esquecer...

7 comentários:

  1. Ana Paula Fitas

    Obrigada pelo"post", promessa cumprida.

    Espero que a energia nuclear seja abandonada, pelo menos que não se construam mais centrais. E já nem falando nas armas nuclerares, pois abomino todo o tipo de armas, essa então...

    O segundo vídeo está demais... pena o francês ser muito rápido e não ter percebido tudo, mas deu para entender o geral e a ironia:
    a central é completamente segura... coitado do locutor, desde borbulhas, verrugas, dentes podres, peladas, e mutações para 3 braços, tudo lhe aconteceu. E o "Einstein" lá atrás não lhe valeu :)

    ResponderEliminar
  2. Eu vi essa lua grávida de luz e de esperança, Cara Ana Paula,...e vi nos olhos das suas palavras a determinação em combater os negacionistas, os exterminadores e os que pregam o ódio e a intolerância...
    Obrigado pela sua resiliência.
    Abraço,
    Sokinus

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostou do post, Manuela... esperemos que sim, que não persistam nas soluções de extermínio... mas, cá estaremos para lutar quando a luz da vida turvar o olhar da mente dos que insistirem na crueldade das armas e das centrais!... o segundo vídeo é, de facto, "demais"... o texto é uma espécie de defesa (pseudo)científica da "limpeza" dos resíduos e da produção enrgética nuclear, feita com desenvoltura e sem qualquer consciência da mutação a que, só nós, espectadores, assistimos... a caricaturização é uma arte poderosa!... ainda bem que sorriu. :)

    ResponderEliminar
  4. Caro Sokinus,
    Obrigado!... obrigado pelas palavras sentidas e tocantes que aqui registou!... obrigado por estar aí, por ter visto a mesma lua que me entrou, olhos dentro, pela janela e tocou o coração... e pela resiliência partilhada que sinto na sua expressão. Resistiremos!
    Um grande, grande abraço.
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  5. Não poderei deixar de recuperar as minhas notas do ano passado - 16 de Julho de 2008:

    CRIAÇÃO DE EMPREGOS GRAÇAS À ENERGIA NUCLEAR

    Primeiro vieram os empresários. Um tal Patrick Monteiro de Barros afirmou que estaria disposto a investir no nuclear, tão só o governo desse luz verde.
    Depois vieram os opinadores aventalados, de esquadro e compasso escondido no bolso, lançar a ideia para a opinião pública: João Soares confessou que tinha mudado de posição e que afinal era, agora, a favor do nuclear; depois, Carlos Monjardino, da Fundação Oriente, veio também reforçar a crença no sagrado poder do urânio.
    Finalmente, e supõe-se que com o permanente patrocínio do Grande Arquitecto, veio o governdor do Banco de Portugal, no meio do diagnóstico da pior crise do capitalismo desde a 2ª Guerra Mundial (e a primeira do capitalismo globalizado), opinar em abono do "debate" sobre a energia nuclear. Eu creio, aliás, que o tema lhe deve agradar verdadeiramente, pois para a produção de energia nuclear também o urânio deve ser enriquecido...
    No debate de ontem na sic notícias, os adeptos do nuclear disseram que é preciso discutir "sem tabus" e que as energias renováveis - solar, eólica, etc. são pouco competitivas, bla bla bla... Francamente, foi deplorável ouvir o desdém com que um engª não-sei-quantos-mete-nojo se referiu ainda às renováveis como mero "negócio". Tem graça!... Ele deve querer fazer-nos pensar que o empresário Patrick Monteiro de Barros é um benemérito que quer investir centenas ou milhares de milhões a instalar centrais nucleares em Portugal por pura abnegação e vontade desinteressada de ajudar a solucionar o nosso problema de dependência energética. Estes gajos são autênticos bandidos. E bandidos muito perigosos! Quando os relatórios de contas apresentados pelos seus serviçais os iluminarem, aí descartar-se-ão e deixarão ao Estado - isto é, ao contribuinte - os encargos das dívidas das derrapagens orçamentais que tão bem sabem produzir e aproveitar.
    Mas o melhor foi quando o mesmo engº disse que os resíduos nucleares, o lixo radioactivo, é muitos milhares de vezes mais limpo do que o petróleo porque não emite Co2. E quando, no calor da discussão, acicatado pelos outros engenheiros presentes, o mesmo apóstolo disse que há em Portugal lugar não para uma, mas para três centrais nucleares...
    Fiquei esclarecido! Apesar dos custos serem proibitivos e da sustentabilidade ser, comprovadamente, nula, comprometendo a segurança e a vida futura, a besta capitalista precisa, ainda assim, de consumir mais e mais, de devorar mais, mais, sempre mais. E a única sustentabilidade que interessa aqui é a dos lucros dos investidores. Para conseguirem dinheiro, mais dinheiro, muito dinheiro, eles farão tudo o que estiver ao seu alcançe, que o dinheiro tudo pode e tudo compra... Optam, assim, por um legado radioactivo que se deixará às gerações futuras, para que sejam os netos e os bisnetos desta geração de políticos incompetentes e de empresários gananciosos a resolver os problemas que agora decidem ignorar. E não faltará o cortejo de leucemias, cancros, malformações e mutações genéticas, a contaminação da água e dos solos... E, maravilha das matavilhas, isto será, dizem eles - os engenheiros - , financeiramente sustentado! No evangelho que nos começaram agora a pregar, a radioactividade pagar-se-á a si própria, portanto.
    Acautelem-se amigos, que a besta está, portanto, viva e bem viva!

    Francisco Oneto

    ResponderEliminar
  6. Cara Ana Paula

    Espero que me perdoe a largura de banda. Aqui vai outra da mesma série do ano passado

    NOTAS DE 2008
    No Expresso da semana passada, dia 12 de Julho, lia-se na pág 41 que «360 quilos de urânio provenientes das instalações nucleares francesas de Tricastin (Avinhão) contaminaram terça-feira dois afluentes do Ródano, devido a uma fuga de água. Entetanto, no norte da Alemanha, em Asse (Baixa Saxónia), foi detectada outra fuga radioactiva, esta numa antiga mina de sal onde eram guardados resíduos nucleares.»
    Energia limpa e segura?
    Reporta o enviado do Expresso (1) ao local do acidente nuclear de que falei no post anterior que a contaminação produzida na sequência das fugas radioactivas na central nuclear de Tricastin não só contaminou 100 funcionários como provocou ainda, nas vilas e aldeias em redor, um desastre social, pois este acidente, envolvendo a perda de 360 quilos de urânio - ou "apenas" 74, segundo outros cálculos (ver mais informação aqui, incluindo os comentários), acontece no momento em que se vem a saber que os lençois freáticos que abastecem de água toda a região, estão contaminados desde há vinte anos, devido aos detritos de uma base militar de enriquecimento de urânio existente também em Tricastin. Por toda a região, os produtores de vinho, frutas e legumes, assim como o comércio, os restaurantes e os hotéis estão em desespero de causa, pelas consequências que isto traz para a região.
    E sabem que mais? A estes agricultores e à população da região afectada, deveriam dirigir-se os nossos deputados - os mesmos que se deslocaram recentemente a Espanha em visita à sinistra central nuclear de Almaraz, nas margens do Tejo, perto da fronteira portuguesa. Prolongariam assim os senhores deputados a sua viagem de estudo, mas teriam de convidar para os acompanhar uma frota empreendedora de peso, com o próprio empresário-nuclear Patrick Monteiro de Barros e mais uma meia-dúzia de engenheiros e empresários bem relacionados com a Banca e com membros do Aparelho de Estado, dos partidos e de diversos grupos de accionistas. Todos iluminados, claro, pelo espírito de serviço à causa do bem-comum e da prosperidade, os integrantes deste grupo teriam oportunidade de ver e ouvir directamente, da experiência das gentes deste canto da terra occitana, as razões reais que motivam, afinal, qualquer cidadão provido do mais elementar bom senso a lutar pela desnuclearização do mundo e, claro, contra a instalação de mais centrais nucleares - contra a peçonha radioactiva que eternizará a contaminação, a doença e a morte neste e noutros lugares do mundo.

    PELO FUTURO DOS NOSSOS FILHOS!
    É PRECISO DIZER NÃO À ENERGIA NUCLEAR!!
    ANTES SER ACTIVO HOJE DO QUE RADIOACTIVO AMANHÃ!!!

    (1) - Daniel Ribeiro, enviado a Bolène - "Medo no Vale do Ródano", Expresso de 26 de Julho 2008, Primeiro Caderno, pág. 31.

    Obrigado
    Francisco Oneto

    ResponderEliminar
  7. Caro Francisco,
    Obrigado pelas elucidativas bandas que aqui partilha... particularmente pela recuperação da memória de um dos momentos mais preocupantes que vivemos, quando a demagogia facilitista do capitalista sem escrúpulos veio, com o rosto do enfº Patrick Monteiro, defender a produção nuclear em nome da criação de emprego, realidade cara a todos os cidadãos. Felizmente e apesar dos empresários e dos políticos dispostos a subscrever o "negócio", o Partido Socialista e, particularmente, José Sócrates declararam que o nuclear em Portugal está "fora de questão" e investiu, de facto e significativamente, nas energias alternativas. Esperemos que a resistência socialista continue firme e lutemos para que, de modo algum, a direita ascenda ao poder porque, estou certa, este poderia ser o seu "negócio da China"...
    Um abraço,
    Ana Paula

    ResponderEliminar