sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Globalização e Solidariedade...



A globalização implica, no que à circulação da informação respeita e a título de responsabilidade cívica, a solidariedade... porque sempre que um Homem Bom é perseguido pelas suas ideias e pelas suas crenças é preciso que alguém relembre a todos que, qualquer que seja o local ou o contexto, é sempre um pouco de nós que está a ser injustamente punido... quando se defende que o nosso país é o planeta e que o nosso povo é a Humanidade e quando estes princípios são o fundamento justificativo para a perseguição, sabemos que a História Humana está ainda em construção e que é necessário dar visibilidade à injustiça de modo a criar condições para a emergência da esperança, princípio activo da mudança... e do muito que sabemos existir e do muito mais que nem sabemos, cabe-nos dar nota e apelar à luta universal pelo direito ao exercício dos Direitos Humanos... desta vez, a chamada de atenção vai para a perseguição aos Seguidores da Fé Bahaí no Irão!

11 comentários:

  1. Ana Paula Fitas
    Como diz, penso que o maior objectivo da globalização não deve ser a economia, mas sim ser um meio de ajudar as minorias e povos perseguidos, violentados nos seus direitos mais básicos, a terem garantidos esses direitos humanos já consagrados no mundo ocidental.
    Mas há um muito longo caminho a percorrer!
    Obrigada pela chamada de atenção.

    ResponderEliminar
  2. Quando pudr, passe lá pelo CR, porque tem um premiozinho à sua espera.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  3. Quando quiser passe pelo CR. Tem lá um pemiozinh à sua espera.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  4. Muito boa a sua chamada de atenção. E uma maneira de mais profundamente nos empenharmos é colocarmo-nos no lugar do outro, do perseguido, do silenciado.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana P.,
    Se a Globalização pressupõe a integração (a velha história da aldeia global) porque é que a primeira associação vai para um fenómeno capitalista? No Irão?! No Irão nem "determinadas" notícias se podem ouvir...nem muitos blogs podem simplesmente fazer um comentário como eu...Isto é muito mais grave do que a história do "choque de civilizações"..grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Cara Manuela,
    Temos, de facto, um longo caminho a percorrer... cabe-nos a possibilidade de, através do recurso aos meios que as novas tecnologias nos disponibilizam, alargar as redes da consciência e da acção... como o pretendo fazer aqui e como muito bem o faz a Manuela no Sustentabilidade É Acção. Abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Caro Carlos,

    Muito obrigado pela gratificante nomeação do A Nossa Candeia para o Prémio "O Seu Blog é Viciante"... como deixei registado no CR, também A Nossa Candeia se rendeu ao bom vício do Crónicas do Rochedo. Abraço :)

    ResponderEliminar
  8. Cara Maria Josefa Paias,

    Obrigado pelas suas palavras... tocou-me particularmente a sua generosa referência à nossa capacidade de nos colocarmos "no lugar do outro, do perseguido, do silenciado"...
    Um abraço e... Volte sempre! :)

    ResponderEliminar
  9. Cara Jeune Dame,

    Extraordinária essa expressão de sentido "espanto" pela impossibilidade de, entre tantos povos, nem "um comentário como eu" se poder fazer e a generosidade de aí percepcionar uma gravidade maior do que um demagogicamente propagandeado "choque de civilizações"... Um grande abraço, minha amiga :)

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Ana Paula :-)

    E confirmo que o seu blog é viciante eheheh

    Pedro Vaz Marques

    ResponderEliminar