quarta-feira, 31 de março de 2010

Das águas turvas da nossa submersão...


Durante muito tempo, na sequência dos mitos pacificadores que a repressão política do Estado Novo promoveu, Portugal acreditou que era "um país de brandos costumes", letárgica e poeticamente "à beira-mar plantado"... depois, face à emergência da realidade socio-económica e política num contexto de liberdade de expressão, os portugueses começaram a percepcionar-se de forma diferente, ao ponto de valorizarem o que a expressão popular institucionalizou sob a conhecida designação do "chico-espertismo"... talvez por isso e apesar de tudo o que se estudou e compreendeu sobre o papel da "honra" e da "vergonha" nas sociedades mediterrânicas, hoje, os portugueses, no exercício de funções de alta responsabilidade continuam a deixar rastos de uma imagem vulgarmente empobrecedora e lesiva do prestígio do nosso país - o que, no actual contexto económico, concorre para a descredibilidade política não apenas internacional mas, acima de tudo, nacional. O caso dos submarinos encomendados à empresa alemã que hoje é notícia por maus motivos, é mais um contributo para este cômputo de "casos" com que, desde a Guerra do Iraque, nos temos internacionalizado (vale a pena ler aqui, aqui e aqui).

4 comentários:

  1. Ana Paula,

    Fiz link para "A Carta a Garcia".Mas hoje é 1 de Abril, acredita em submarinos flutuantes?
    Cumprimentos.
    OC

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Excelente escolha de imagem! Os submarinos são precisos: foram só 800 milhões de euros (que por acaso vão afectar o actual PEC pelo défice de contas)! Caramba! Quem não precisa de um "Arpão" e de um "Tridente"!? Quando estivermos no fundinho do oceano eles também estão!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Osvaldo,
    Muito agradeço pelo link que integra num post de grande qualidade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá Jeune Dame :)
    A imagem é, de facto, muito boa... e se eu pudesse ter lido este comentário antes da Jeune Dame o ter escrito :) teria ilustrado "o boneco" com as suas palavras... eheheheh :))
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar