sábado, 27 de março de 2010

Mário Barradas no Dia Mundial do Teatro... em Évora


Associo-me hoje, 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, à justa porque mais do que merecida homenagem do Cendrev a Mário Barradas. Escrevi aqui assim que soube da sua morte, tal como o fiz no jornal Diário do Sul... muito haverá a dizer, a estudar e a escrever sobre a sua obra, o seu pensamento e a sua forma de estar na vida. Para além de apenas acrescentar ao pouco que se tem dito que também em Timor, Mário Barradas criou um pequeno grupo de teatro, que foi ele quem, em Portugal, legislou sobre o Teatro em Portugal depois do 25 de Abril, que as 2 cidades em que mais investiu tempo e trabalho, a saber, Évora e Almada, se tornaram capitais reais da cultura no território nacional, de Mário Barradas guardaremos sempre a frontalidade, a amizade, a sinceridade, o saber, a cultura e a alma. Por isso, para quem é grato à memória e à herança, Mário Barradas não desapareceu nem irá desaparecer... por isso, continuo à espera do Teatro Mário Barradas em Évora... até quando? Até que aconteça! Mas, entretanto: Obrigado ao Cendrev pela homenagem de hoje. Aquele Abraço.

4 comentários:

  1. Boa amiga, como é bom que alguem se lembre sem ser o CENDREV e os amigos... a nivel nacional nem uma palavra e a nivel local... lamento informar-te que ninguem quer saber, por isso desculpa estragar a tua esperança mas se não aparecer um "maluco" qualquer esse teatro não passará de um sonho teu e de meia duzia!
    Lurdes

    ResponderEliminar
  2. Lurdes,
    A memória e o esquecimento definem a personalidade cultural dos povos... no caso, em Évora, é extraordinariamente sintomático o que nas tuas palavras (e de outros amigos) descreves... há mudanças sociológicas e políticas cujas consequências, sem apoio cultural adequado, branqueiam a identidade e alimentam a anomia social que torna apáticos os cidadãos, cada vez mais distanciados do meio, da terra e da vida colectiva...
    É profundamente lamentável e Évora não o merecia.
    Obrigado pela tua partilha da verdade.
    Um grande abraço e um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. It is interesting, I will go back to read them again.

    ResponderEliminar
  4. Thank you very much, Ed... Mário Barradas would like to know that you've read this post about him.

    ResponderEliminar