domingo, 14 de março de 2010

Em Cartaz: Um PSD Ensandecido...


Manuela Ferreira Leite anunciara a suspensão da democracia... por isso, não poderá ser surpreendente para quem nela acreditou, o facto de, para quem nunca reconheceu seriedade e credibilidade às suas palavras, o PSD, enquanto organização partidária, denotar agora sinais inequívocos que o demonstram ensandecido. Primeiro, os delegados só puderam participar activamente nos trabalhos do Congresso (ainda que, em democracia, um Congresso partidário se presuma como Forum onde a participação é equitativa e apenas sujeita às inscrições prévias acessíveis a todos); depois, foram as sanções para quem "falar mal" dos líderes, sanções que culminam com a expulsão dos críticos!!!... A loucura total!... para abrir os trabalhos e para os fechar... com coerência, está à vista! Faz, por isso, sentido que o populismo do discurso dispersivo do Presidente da CM Caldas da Rainha tenha galvanizado o Congresso... apesar de ter dito coisas espantosas para quem defende o projecto PPD-PSD (que nem me atrevo a designar por social-democrata!); como, por exemplo: "(...) onde é que Sá Carneiro aceitava, Dra. Manuela Ferreira Leite, que os mercados mandassem no Orçamento ou na Assembleia da República? (...)"... e, provavelmente, faz também sentido que Rui Machete tenha declarado (corroborando a tese simplória da ainda líder, sobre o facto das regras, quando existem, serem para cumprir mesmo se é de uma versão da "Lei da Rolha" que se fala), que se não trata de uma medida persecutória!!!... Palavras para quê? ... eles falam por si!... e sim, são artistas portugueses cuja marca de pasta dentífrica, mesmo se medicinal, é seguramente venenosa para a Democracia e para a sociedade portuguesa!

11 comentários:

  1. Olá Ana Paula... :)
    Olhe que não é só o PSD... todos os cinco parlamentares fazem parte da pirâmide sionista. Já nem conseguem disfarçar. É o que se chama um "vê se te avias". O que não entendo verdadeiramente, é porque dizem mal uns dos outros em público e nos bastidores da política, palmadinhas nas costas!
    Será a Nova Ordem a actuar em Portugal em força?! É que como já foi quase tudo saqueado e chega a agonia... o melhor a fazer, é como os gregos, começar a actuar. Aliás é isso que os líderes querem. Não vale a pena andarmos com rodeios, que mais cedo ou mais tarde é nisso que vai dar, como diz o Dr. Garcia Pereira... a Bem do PEC! Estamos cada vez mais miseráveis e a Democracia já era. É tudo corporativismo.

    Beijinho de um grão de pó.

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula,
    Se não tivesse assistido não acreditava...
    Já não falo pela controvérsia da medida mas pela incongruência face ao discurso recente. E ainda têm a distinta "lata" de promover uma comissão de ética pelos motivos apresentados.
    Por isso, pelas sondagens, embora muito acossado, o governo e os primeiro misnistro, continual a ser a única tábua de salvação aos olhos dos eleitores. Quem cala os seus não se importa de calar os os outros. Houve muito autoritarismo que assim começou, com pequenas medidas e, gradualmente, chegar à violência, tenha ela a face que tiver. Tanto falam de Sá Carneiro e esquecem-se alguns dos valores fundamentais porque ele lutou ainda na Assembleia Nacional.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. O PSD toma estas medidas sem sentido mas não me espanta, a sua filosofia (desde a morte de Sá Carneiro) sempre esteve proxima de valores que não defendo.
    O que me incomoda são os outros, aqueles que dizem ter os mesmos valores que eu e que depois escolhem os parlamentares pela sua obediencia partidaria, ou lhes dão cargos publicos porque aceitaram sempre as orientações partidarias, esses é que me preocupsam, porque é na idiologia desses que eu me revia!
    Esses que colocam gente de valor fora dos lugares elegiveis porque contestam muito, porque pensam por si só. Esses, o ue não fazem as coisas às claras são os que mais me preocupa, porque desses não me sei defender!
    Lurdes

    ResponderEliminar
  4. No fundo, foi uma medida coerente. O PSD é, hoje em dia, um bando de gente sem nível que se divide entre os que invocam o nome de Sá Carneiro em vão( Aguiar Branco), os que idolatram Cavaco ( Rangel) e aqueles que se demarcam dos dois (Passos Coelho), mas são piores do que os outros todos juntos. Este comportamente reflecte-se na blogosfera, onde os apoiantes de Passos Coelho reagem incomodados à Lei da Rolha, mas a praticam no seu quotidiano.

    ResponderEliminar
  5. No fundo, a medida é coerente com a prática do PSD. Hoje, o partido não pasa de um bando que se divide entre os que invocam o nome de Sá Carneiro em vão (Aguiar Branco) os apoiantes de Cavaco ( Rangel) e os que se colocam à margem de ambos ( Passos Coelho mas, na prática. nem sabem o que querem, nem para onde vão.

    ResponderEliminar
  6. Vou confessar uma coisa que não é a fingir,
    é sincero: - Nunca percebi porquê os PSD's
    acharam o Sá Carneiro um grande político!
    Sinceramente, talvez andasse a dormir,
    mas, com ele vivo, francamente,
    nunca me apercebi de nada
    especial, nele; a morte
    foi trágica e inesperada;
    no Verão quente, estava
    doente em Londres;
    nunca vi nada nele,
    e quando pergunto
    aos PSD's em quê
    o Sá Carneiro
    era excepcional,
    nunca ninguém
    me soube responder
    o que quer que fosse.

    Não digo isto no gozo,
    nem a amesquinhar; é que
    não sei mesmo o que é que ele
    tinha de notável, nunca dei por nada,
    e sinceramente agradeço se me responderem
    o que é que ele fez, ou desejou fazer de especial.
    Sou tanto mais sincero, que até sou do Porto,
    e tinha gosto em reconhecer um notável do meu burgo!

    ResponderEliminar
  7. Olá Fada do Bosque :)
    A propósito destas observações, amanhã, farei um Leituras Cruzadas que enunciará as questões que aqui coloca :)
    Beijinho de pirilampo muito cansado :)

    ResponderEliminar
  8. Olá T.Mike,
    Boas "achegas" (como sempre, aliás!) estas que aqui regista :)
    ... de facto e se me permite a ousadia, seria interessante conhecer melhor a acção/intervenção de Sá Carneiro na Assembleia Nacional... pelo menos, saberiamos melhor até que ponto invocam o seu nome justamente... ou, simplesmente, em vão :) e abusivamente.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Olá Lurdes :)
    Obrigado pelo teu autêntico e sentido depoimento, tão verdadeiro e esquecido por tantos dos que abusam da nossa boa-fé de cidadãos e eleitores :)
    ... desculpa se pouco acrescento mas, identifico-me muito com as tuas palavras...
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Carlos :)
    Ainda há pouco, ao responder ao comentário do T.Mike, evocava o eventual abuso do nome de Sá Carneiro em vão que, se assim é de facto, deveria envergonhar os que conhecem justamente o seu pensamento e que dele têm memória... quanto às observações que aqui partilha, ocorre-me corroborar a ideia de que "nem sabem o que querem, nem para onde vão"... talvez, por isso, optem pelos mais fáceis e vulgares caminhos do autoritarismo de má-memória...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Olá vbm :)
    Sei que é sincera a expressão do que aqui enuncia... eu própria que tinha 10 anos no 25 de Abril ainda não percebi bem a hiper-valorização de Sá Carneiro que, se teve o mérito de assumir a defesa de um projecto social-democrata para Portugal no tempo do PREC, pouco mais tempo teve para fazer que nos tenha ficado na memória. Acredito que tenha marcado os militantes do PPD de então e os que se não reviam na esquerda ou no PS de então mas, suspeito que a idolatração decorre da necessidade de criar totemicamente uma referência de fundação de um partido cuja história com ele começou. Por isso mesmo, mais acima, na minha resposta ao comentário de T.Mike, sugeria que seria interessante conhecer melhor a acção/intervenção/pensamento de Sá Carneiro para melhor aferirmos da evocação justa ou abusiva do seu nome...
    Um abraço.

    ResponderEliminar