sábado, 6 de março de 2010

Uma Reflexão... pela Humanidade, pelo Chile e pelo Planeta

"As catástrofes da natureza" é o título de um texto publicado pelo Professor Raul Iturra no Aventar, cujo espaço de escrita começarei a partilhar a partir de Abril... Chileno, o Professor Raul Iturra é um antropólogo, um cientista social e um cidadão com cujas reflexões muito continuo a aprender... e que, naturalmente!, vale muito a pena ler.

6 comentários:

  1. Olá Ana Paula
    Já há um tempo que ando meia "fugida", mas hoje vim espreitar, logo a seguir fui ao Aventar, de que já tinha ouvido falar mas não conhecia, e lá deixei um comentário. Gostei muito do texto, embora a perspectiva seja um pouco diferente da minha. Obrigada pela sugestão.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela :)
    Já tinha saudades :)
    Um beijo :)

    ResponderEliminar
  3. Estive a ler a mensagem do link... e quando li isto "Tenho, por engano meu, pensado a natureza como elemento geográfico esquecendo, pelo facto das desgraças que nos acontecem, que o ser humano faz parte da natureza." lembrei-me, com tristeza, de que afinal o que deixei escrito num outro blogue e que começou assim "Os Humanos esqueceram-se que são animais..." afinal é mesmo realidade, pois se um Antropólogo se esquece que o ser humano faz parte da Natureza...

    ResponderEliminar
  4. É... depois de ler o comentário de Voz 0 db, acho que o professor Raul Iturra deveria seguir o blogue de A. C. Valera, IRREALIDADE PRODIGIOSA... :)

    Um bom site para se perceber, o que o Homem está a fazer à Natureza: http://suprememastertv.com/pt/SOS-Global-Warming.php

    Um beijinho Ana Paula, de um grão de pó. :))

    ResponderEliminar
  5. Caro Voz a 0 db,
    A referência ao esquecimento de que o ser humano faz parte da Natureza é meramente alusiva ao facto de, como humanos, nos deixarmos enredar em questões culturais e civilizacionais, relativizando e esquecendo "o nosso lugar no Cosmos" - como diria Bento de Jesus Caraça.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela sugestão, Fada do Bosque.
    Beijinho :)

    ResponderEliminar