sábado, 19 de fevereiro de 2011

Construções, Usos e Percepções da Realidade...

... alegoria dos tempos, a pintura evidencia bem como cada um percepciona, constrói e usa a realidade em função dos seus interesses, do seu conhecimento e dos seus horizontes... torna-se assim mais fácil comprender os antagonismos de classe, o confronto de ideias, as ideologias e os mercados... e tudo o mais que, sob uma aparência complexa, demagógica e paradoxal, esconde a estrutura dual que, ainda hoje, sustenta a desigualdade.

7 comentários:

  1. A imagem e absolutamente extraordinaria, quem e o autor? E tao surpreendente e o facto de eu estar a ler um texto do Advaita Vedanta (uma das escolas de filosofia indiana) que se chama Elam Ondre: TUDO E UM (estou a escrever num teclado indiano).

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas
    Pintura muito sugestiva, assim como o texto que a acompanha...
    A dualidade das linguagens, a transformação da gramática e apesar das contingências históricas por que passará a superação dessa dualidade até à consagração de uma orgânica mais consensual no seio da sociedade e das suas desigualdades...aponta para uma (re)configuração de uma divisão estatuária e epistemológica na divisão do trabalho e a ter efeitos no interior das actividades económicas. Reclama-se uma legitimidade que advenha da sua proximidade a um saber e a instâncias de formação que se ancorem no contexto da edificação da sociedade moderna em que a instância produtiva desempenhe um papel activo e indispensável à génese de categorias sociais mais homogéneas, passando também pelo trabalho profissional feminino e pelo esforço de interrogação de tipo histórico e sociológico, que, obviamente, também, se impõe...
    Um Beijinho Amigo :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  3. Belíssima imagem, Ana Paula !
    E muito boa para fazer pensar nestes tempos de certa indigência de reflexão.
    Um caso em que uma imagem, que é política, vale mais que um discurso de mil palavras. Está ali, na frente, é só olhar e entender.
    Mas será que entendem...
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  4. Os semanários desta semana trazem vários exemplos do que diz...
    ...mas a imagem é mais bela e felíz

    ResponderEliminar
  5. Surpreendente revelação,
    deste mundo dual, em
    que se dividem
    os que lutam por sobreviver
    e os que se recreiam em desporto!

    ResponderEliminar
  6. Meu olhar de espanto e admiração pergunta? os nadadores preparam-se para primeiro ajudar a colher o trigo e só depois mergulhar, certo?...ah bom!! fico mais tranquila!!

    Abraço em dó maior
    M.José

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula
    Linda imagem para ilustrar o seu texto!!
    Fiquei a pensar onde você a conseguiu?
    Sua fã,
    Dani

    ResponderEliminar