segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Leituras Cruzadas (Actualizadas com *)

Felizmente, podemos hoje dizê-lo!, a cidadania levanta-se contra as ditaduras onde menos se esperava (leiam-se os textos de Ricardo Alves no Esquerda Republicana, de Miguel Madeira no Vento Sueste, de Pedro Correia no Albergue Espanhol e de Joana Lopes no Entre as Brumas da Memória)... e enquanto por cá continuamos a ver trilhados enviesados caminhos (leia-se o texto de JMCorreia-Pinto no Politeia*) de uma política que, sem argumentos, se socorre de obscuras estratégias (atenda-se ao referido por Miguel Abrantes no Câmara Corporativa) que ensombram, indelével mas cada vez mais despudoradamente!, a democracia (veja-se e leia-se o mais recente post do We Have Kaos in The Garden), é bom que se perceba que os cidadãos sabem interpretar os sinais (ler Raimundo Narciso no PuxaPalavra) e tirar ilacções dos modelos político-financeiros que nos dão como adquiridos (vale a pena atender às observações de Ricardo Paes Mamede no Ladrões de Bicicletas e de Osvaldo Castro no A Carta a Garcia)... porque o mundo precisa urgentemente de quem tenha a coragem de reagir... para que, progressivamente, seja confrontada, assumida e corrigida, a profundamente injusta distribuição dos bens em que assentam as desigualdades e as ditaduras (leiam-se T.Mike no Vermelho Cor de Alface* e Carlos Fonseca no Aventar).
(Os links assinalados com asterisco foram acrescentados "a posteriori" como se percebe pela data de publicação dos respectivos post's)

8 comentários:

  1. Obrigado pela visita e pelo link. Obrigado também por estas leituras cruzadas. Assim para poupar tempo e não andar por aí à toa a espreitar os blogs, venho aqui saber o que há para ver :)

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula,

    Obrigado, de novo, pelo link.
    Eu, a despeito de ser temperamental por natureza, procuro interpretar os movimentos cívicos e políticos à luz das motivações que mobilizam milhões. Hoje em países árabes;amanhã noutros lugares em que a fermentação social começa a levedar-se. A desigualdade provocada pelo "sistema financeiro internacional",incólume da responsabilidade principal da crise mundial, é a degeneração da qualidade da vida humana que os políticos do G-7, G-8, G-20 e respectivos subordinados se obstinam a branquear.
    Eis o meu desabafo e uma manifestação de sincera amizade.
    CF

    ResponderEliminar
  3. Caro Raimundo,
    Fico feliz por isso :))
    ... sinceramente!
    Obrigado!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    ... e como nós agradecemos este seu sincero e partilhado desabafo, o Carlos pode, pela intensidade da razão que lhe assiste, ter uma ideia...é por isso que me resta agradecer-lhe!
    Com a amizade e a admiração de sempre, meu bom amigo.

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Paula,

    Obrigado pela sempre amável referência.
    Abraço Amigo,
    OC

    ResponderEliminar
  6. Caro Osvaldo,
    Sou eu quem quem agradeço os bons textos (e as boas notícias!) que nos permitem a merecida referência :))
    Bem-haja!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Ana Paula, pela citação. E, como diz o Raimundo, não há nada como vir aqui ...e saborear a escolha.
    Abraço
    JMCPinto

    ResponderEliminar
  8. Caro JMCorreia-Pinto :)
    ... acredito que sabe a alegria que me suscita ler este seu comentário... por isso, muito, muito obrigado!
    Abraço

    ResponderEliminar