domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Esquerda Existe... para além da pretensa representação partidária

A esquerda existe e está aqui bem ilustrada num texto de Fernando Cardoso no Ayyapa Express. Não vale por isso a pena pensar-se gratuita ou formatada por segundas intenções a crítica contundente às posturas artificiais e vazias que algumas formações partidárias andam a vender à comunicação social e ao país. A esquerda existe e dela encontramos a voz e o eco na expressão de um pensamento sério e esclarecido, muito além dos corporativos partidários e dos tacitismos infantis que desrespeitam o sentir colectivo dos povos e dos cidadãos que exigem mudanças sem encontrar interlocutores reconhecidos por um sistema fechado sobre si mesmo e incapaz de ultrapassar os vícios formais e de conteúdo de uma doutrinação política ultrapassada e desinteressante! A esquerda existe e seremos nós, os cidadãos, a configurá-la mesmo se em contextos minoritários e discretos... por isso, se acaso a pretensão de intervenção política, consistente e respeitada, permitir aos auto-denominados grupos da esquerda partidária descer dos seus pedestais de egocêntricos e etnocêntricos, bem podem abrir os olhos e os ouvidos e ouvir a sociedade civil com que, como bem se percebe, muito há a aprender... porque a Esquerda, hoje, não é nem pode ser, um conjunto de "clichés" do tipo receituário a aplicar em contextos previsíveis mas, pelo contrário, a capacidade de pensar de forma estratégica, plural e crítica "em situação" e "caso a caso", os problemas que os contextos conjunturais de uma sociedade em mudança vão colocando, reeditando e criando... sempre e sem excepções, de acordo com os princípios éticos de defesa dos interesses colectivos em que se revê o Bem-Comum reconhecido na defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais das Pessoas e dos Povos e de uma organização societária promotora do bem-estar social, da dignidade, da qualidade de vida e da diversidade multicultural numa sociedade civil participativa, onde o Estado, laico e equitativo, sirva de garantia à regulação político-económica e à protecção social segundo as regras de uma indefectível igualdade de oportunidades para todos.

8 comentários:

  1. A mim não me interessa absolutamente nada se a esquerda ou a direita existem. Interessa-me, isso sim, a honestidade política e intelectual, seja de esquerda ou de direita. Esses chavões é que nos têm tramado, e bem!

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,
    É verdade que o importante é a honestidade política e intelectual, a integridade ética e moral, a consciência cívica e a responsabilidade social... é verdade que estes valores como orientadores da prática, nos garantem uma actuação capaz de responder, justamente, às necessidades das populações... contudo, foi a dinâmica da História e os desvios humanos em relação aos padrões de um comportamento recto que fez as sociedades tomarem consciência das posturas corporativas em que assenta a diversidade ideológica... e os "chavões" nasceram exactamente daí para se poder falar da natureza das posturas corporativas, mais defensoras de perspectivas sociais ou financeiras... por isso, não penso que sejam os "chavões" os culpados mas, isso sim, as formas de actuação humana que privilegiaram sempre um ou outro ponto de vista em detrimento e efectivo prejuízo dos restantes.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Fernando :))
    ... principalmente pela boa inspiração :)))
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Paula, Minha Amiga, Saravah :)))

    ...beleza de poesia, a pintura, em sons atonais...e em sintonia com poema de Octavio Paz!!... não percamos os ânimos!!!.



    ÁRVORE ADENTRO
    Cresceu em minha fronte uma árvore.
    Cresceu para dentro.
    Suas raízes são veias,
    nervos suas ramas,
    Sua confusa folhagem pensamentos.
    Teus olhares a acendem
    e seus frutos de sombras
    são laranjas de sangue,
    são granadas de luz.
    Amanhece
    na noite do corpo.
    Ali dentro, em minha fronte,
    a árvore fala.
    Aproxima-te. Ouves?


    Abraço em clave de sol
    M. José

    ResponderEliminar
  5. Zézinha, Minha Amiga :)))
    ... que lindo o CD que me enviaste, testemunho maior de como os Garotos do Mundo e das nossas terras Aprendem a Ser! Obrigado, Minha Amiga, pela belissima prenda que me fizeste chegar... e muito obrigado também pela tua Alegria e pela tua Amizade que nos reforça a confiança na vida e na esperança de que a eternidade somos nós, no mais essencial, invísivel e firme do que aprendemos a Ser! ... finalmente, ainda uma vez mais, obrigado pelo magnífico poema de Octavio Paz e pela Clave de Sol que aqui partilhas :)))
    Pelas Flores da Primavera, beijos e saudades

    ResponderEliminar
  6. E, por muito que custe a acreditar, até há esquerda dentro do PS, Ana Paula. Só que não se vê...

    ResponderEliminar
  7. Paula, :))

    ... eu é que agradeço tudo isso!...

    Grande Abraço e saudades
    M.José

    ResponderEliminar