sábado, 26 de fevereiro de 2011

Das Diplomacias aos Valores do Futuro...

A diplomacia e a imagem externa é, em política, um dos rostos da credibilidade dos países... por isso, está de parabéns o corpo diplomático líbio que se demitiu das suas funções internacionais em solidariedade com o povo do seu país, expressando a autenticidade da condenação ao governo de M.Kadhafi. Já, por cá, as notícias trazidas a público pelo Expresso sobre a imagem do Ministério da Defesa de quem a diplomacia norte-americana disse ter gosto por "brinquedos caros" dá do nosso país uma imagem pouco dignificante... a este propósito é de registar, mais uma vez, a importância da transparência democrática da informação de que a WikiLeaks foi o mais importante instrumento dos últimos anos (ver aqui). Num momento em que a mudança política dá, por todo o mundo, sinais que os governos e as classes políticas não podem continuar a ignorar e a minimizar, vale a pena perceber que, de facto, os valores do combate à pobreza, à corrupção, ao tráfico de influências e da luta pela liberdade, a democracia e a igualdade de oportunidades são, indiscutivelmente, o preço da paz e a condição do futuro de uma Humanidade que reconhecemos igual em direitos e dignidade.

2 comentários:

  1. Querida Ana Paula,

    É uma vergonha sim, mas não deixa de ser verdade... e isso é que é uma grande tristeza, a compra dos submarinos ilustra bem essa situação.
    beijinho

    :)))

    ResponderEliminar
  2. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Subscrevo inteiramente o teor das suas justíssimas palavras, pois as autoridades que não respeitem os cidadãos são de nulo valor e execráveis pelos comportamentos hediondos que manifestam. Como sempre, é preciso saber sair de cena quando o público começa a patear os actores, porque senão acabam por cometer actos tresloucados. Só que o problema é que poucos ditadores sabem sair de cena quando os ambientes já lhes são francamente hostis.

    Na verdade, a bela imagem que a Ana nos apresenta indica-nos o único caminho para uma Humanidade mais Feliz e mais Autêntica e, nestes momentos em particular, deve prevalecer a diplomacia dos Direitos Humanos e não a diplomacia do Realpolitik, pois esta não defende os valores essenciais para o verdadeiro progresso social que implica a solidariedade, a liberdade e a sustentabilidade económica. Sem a conjugação destes três vectores a felicidade dos povos e da Humanidade não é possível.

    A situação na Líbia parece estar bem complicada com uma iminente guerra civil, se é que já não começou de facto. A Comunidade Internacional, nas suas organizações internacionais, tem de ser firme na defesa destes valores universais.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar