segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Pedro Soldado"...


... Foi há 50 anos, em Fevereiro, que começou a chamada Guerra Colonial ou seja, a guerra que o Estado Novo fez aos povos africanos que integraram o "império" e que, durante 13 anos, tocaria todas as famílias portuguesas e inscreveria, associada à miséria e à ditadura, a marca da morte e do medo maior na sociedade que, em Abril de 1974, terminou o flagelo. Dos que foram e não voltaram, dos que foram e voltaram diferentes como não podia deixar de ser, Portugal guarda na cultura e na memória, os traços silenciosos de que pouco se fala... "Pedro Soldado" foi uma das canções que melhor registou, na resistência consciente à política que atirava para o "ultramar" e o "mato" os jovens arrancados à vivência fechada de um país sem informação, esse longo período... Criado e cantado por Adriano Correia de Oliveira ainda hoje nos diz do destino dos que não tiveram uma palavra a dizer na opção em relação ao seu futuro... assinalemo-lo, para que não esqueça!

4 comentários:

  1. Ana Paula,
    Senti um misto de nostalgia e repugnância. Nostalgia de Adriano Correia de Oliveira, da contestação clandestina no 'Café do Império' e de todos os amigos com que moldei o pensamento e o modo de estar no mundo. Repugnância por uma série de sofrimentos, acima dos quais o desgosto de ter perdido amigos na estúpida guerra, de ter recebido outros de volta com comportamentos transfigurados; e finalmente por alguns mais que, emigrando clandestinanmente, deixei de ver para sempre. Maldito e brutal regime, o do Estado Novo.
    Um abraço de amizade,
    Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Bem lembrado!

    Perdoe-me por dizer aqui que escrevi mais uma página do meu livro lembrando, no mato, os acontecimentos de 4 de Fevereiro de 1961

    http://caminhosdomeunavegar.blogspot.com/2011/02/cap-ii-por-terras-do-norte-de-angola-4.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula Fitas obrigado pela visita. Dei um largo passeio por este florido jardim e acheio lindo. Muita informação e opinião e escolhas com excelente critério. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom relembrar e também ensinar aos mais novos que em tempos os homens mataram, morreram e outros foram levados de suas casas e aldeias e nunca mais voltaram.......

    ResponderEliminar