sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Egipto... e Europa - A Vitória da Cidadania!





Mubarak abandonou o Cairo!... como o exigiram durante 18 dias, incansáveis!, os cidadãos... confesso que, depois de 3 dias em Paris, em trabalho!, não poderia ser melhor, a notícia a partilhar! Os grupos de trabalho internacional reunem em diferentes cidades desta Europa que é nossa e que, muitas vezes, pensamos como uma entidade estranha... não é! A Europa é, de facto, o conjunto de milhões de cidadãos e, por vezes, temos a sorte de encontrar grupos de trabalho em que a empatia é inequívoca, na consciência e na demonstração de que estamos juntos por partilharmos os mesmos objectivos e as mesmas preocupações!... é raro - como ainda hoje alguém dizia no grupo de trabalho que integrei!- mas, por vezes, as pessoas encontram-se numa dimensão cívico-política e socio-profissional que nos aproxima ainda mais e nos reforça a confiança!... a verdade é que, felizmente!, a Europa não é só burocracia e elites dominantes... a Europa somos todos nós! ... e como hoje, no Egipto, a voz dos cidadãos conseguiu alcançar os seus objectivos, juntos, com a força da razão e da expressão da convicção, a cidadania europeia pode levar à concretização dos objectivos de aperfeiçoamento democrático socio-económico e político que sabemos indispensável para a mudança! Todos juntos por um mundo melhor é o lema e acreditar, o princípio! Obrigado ao povo egípcio pela lição, reestruturadora da esperança... de todos nós!

10 comentários:

  1. Ao comportamento exemplar do povo junto algumas apreensões, que talvez não sejam fundamentadas. Receios, apenas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Foi de facto exemplar. Vamos ver o que futuro lhes reserva. A verdade é que o 25 de Abril, foi o que se sabe, e hoje aqui estamos nesta apagada e vil tristeza...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas
    O valor da liberdade e o respeito pelos direitos humanos são conquistas irreversíveis para o povo egípcio. Que o Alto Conselho Militar saiba orientar o país para o exercício de eleições com o respeito pela cidadania e para a instauração do regime democrático. El Baradei expressou emocionado que foi o dia mais feliz da sua vida...e assim será para toda a população que tão bem deu exemplos de cidadania.
    Viva a revolução, viva o povo egípcio...rumo à democracia!
    Um beijinho amigo :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  4. Ana Paula,
    Felizmente que veio à liça.
    Tenho o maior respeito pelas lágrimas francas mas detesto a lamechice.
    Choremos, pois, de alegria pelo sucesso do povo egípcio na sua luta contra a ditadura que o oprimia ( e poucas pessoas aqui saberão tão bem como a Ana Paula do meu sentimento nestas questões) mas deixemo-nos, porque pouco ainda está ganho, de verdade,de juizos precipitados sobre o futuro.
    Exige-se, não se deseja, que aquele povo seja feliz, pois então solidariezemo-nos com ele e ajudemo-lo a atingir a plenitude das suas conquistas, que sabemos nós, que já passámos pelo mesmo, são difíceis e com grandes obstáculos para as alcançar.
    E ajudar, aqui, não significa só bater palmas indiscriminadamente como tontos que não pensam mas, também e sobretudo, chamar a atenção para os perigos que se correm nestas situações.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Rogério,
    ... são lúcidas as apreensões que, no fundo, todos temos... dada, não só a nossa consciência mas, provavelmente, acima de tudo, a nossa experiência...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Querida Ariel,
    ... é isso mesmo!... nós que bem sabemos como a perversão política acontece em contextos democráticos, o melhor que podemos fazer é esperar que o povo egípcio tenha a lucidez de percepcionar e saber contornar as tentações totalitárias que, seguramente, vão surgir...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Cara Ana Brito,
    Junto aos seus os meus votos de que o Alto Conselho Militar saiba evitar desequilíbrios e garanta eleições livres e justas... para que "o dia mais feliz" dos cidadãos egípcios perdure como tal na sua memória futura :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Miguel,
    Obrigado pelo seu lúcido comentário. É preciso que o povo egípcio saiba antever os perigos que subjazem à liberdade e à democracia... mas, essa é uma luta que eles próprios terão que desenvolver e que os povos amigos poderão apoiar sem tentativas de interferência externa na sua governação. Contudo, esta Revolução permanecerá na memória de todos como o dia em que o Povo saiu à rua e, sem armas, derrubou a ditadura... e esse é, seguramente, o melhor legado destes dias que poderá ser evocado em momentos difíceis que, como todos nós, também por lá se irão viver!... Confiemos no saber e na lucidez das novas gerações, dos jovens e das mulheres que têm que exigir continuar a participar publicamente na vida política nacional... essa é a melhor prevenção para a tentação que alguns poderão ter de perverter o caminho a desbravar rumo à democracia.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Fico feliz com a derrota do odioso ditador, H. Mubarak, que se queria manter no poder a todo o custo, que estava a causar um impasse na sociedade egípcia. Quando estive no Egipto faz agora 10 anos apercebi-me das grandes desigualdades sociais e dos grandes contrastes entre modernidade e arcaísmo civilizacional que caracterizam, em particular, a grande metrópole do Cairo.

    Congratulo-me com a vitória dos cidadãos egípcios por uma abertura do regime aos valores democráticos. Na esperança que esta abertura para um regime de liberdade se traduza na instauração de um desenvolvimento conducente a uma maior justiça social e a um Estado que potencie as capacidades turísticas do país sem deixar que os grupos fundamentalistas imponham um clima de insegurança que seria nocivo ao turismo, como se verificou desde 1997, e a uma sociedade com mais igualdade de género!

    Saudações cordiais e freternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    ... se me permite, faço minhas as suas palavras, a cujo teor me associo, subscrevendo-as.
    Muito obrigado por aqui as partilhar.
    Com as minhas melhores saudações fraternas e amigas.

    ResponderEliminar