terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Contra o Racismo, Cidadania Multicultural

"Your car is German. Your vodka is Russian. Your pizza is Italian. Your kebab is Turkish. Your democracy is Greek. Your coffee is Brazilian. Your movies are American. Your tea is Tamil. Your shirt is Indian. Your oil is Saudi Arabian. Your electronics are Chinese. Your numbers are Arabic, your letters Latin. And you complain that your neighbor is an immigrant?
Pull yourself together! Copy if you're against racism!"


"O teu carro é Alemão. O teu vodka é Russo. A tua pizza é Italiana. O teu kebab é Turco. A tua democracia é Grega. O teu café é Brasileiro. Os teus filmes são Americanos. O teu chá é Tamil. A tua t-shirt é Indiana. A tua gasolina é Saudita. A tua electrónica é Chinesa. Os teus números são Árabes, as tuas letras, Latinas. E tu queixas-te do teu vizinho ser imigrante? Toma juízo e j
unta-te a nós. Copia se és contra o racismo!"


(via David Meireles Henriques no Facebook... com um grande abraço grato e amigo ao Fernando Cardoso que ajudou a uma tradução muito mais adequada)

5 comentários:

  1. A tradução das últimas frases é duvidosa: And you complain that your neighbor is an immigrant?
    Pull yourself together!
    Queixas~te...Toma juízo!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Saravah Paula, :))

    ...muito pertinente, e bem visto este olhar...quando deixaremos de ser meio-humanos, cínicos e oportunistas?!!....

    ... obrigada pela partilha e reparo...

    Abraço inteiro
    M.José

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula,

    Fiz linl para "A Carta a Garcia".Obrigado,
    OC

    ResponderEliminar
  4. Cara Ana Paula Fitas
    O racismo resulta de uma variedade de fenómenos que advêm de há muitos séculos atrás. Um exemplo marcante na história da humanidade foi o caso, por exemplo, do ditador Hitler. No entanto, nos nossos dias existe ainda muita descriminação racial, o que provoca grandes conflitos e alguma polémica na sociedade.
    A cidadania multicultural tem de ser cada vez mais sublinhada e digna do maior respeito sob pena de se infringirem os Direitos Humanos e o bem estar harmonioso das sociedades e dos seus (con)cidadãos.
    Abraço Amigo e solidário pela oportunidade do seu post :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar