sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Da Europa às Portas do Mediterrâneo...

... o mundo está a mudar!... aqui mesmo, às portas do Mediterrâneo... porque ninguém aguenta para sempre o silêncio, a tirania, a pobreza e a privação da liberdade!... e se acaso a forma de reacção dos povos não corresponde aos anseios dos seus vizinhos, é esse o factor de risco de todo o livre-arbítrio! A dinâmica das relações internacionais, económicas e políticas, sempre dinamitou, de uma ou de outra forma, as aparentes especificidades conjunturais... por isso, nada nos pode surpreender para além da surpreendente resistência dos que, durante tanto tempo como nós em relação, por exemplo, ao Estado Novo, aguentámos. A previsibilidade é, normalmente, facto de certeza apenas e só, no futuro... por ora, no presente em que se vai moldando a História, resta-nos não perder "o norte" entre informação e contra-informação... por isso, vale a pena atender a questões relevantes para que nos chamam a atenção dois textos de JMCorreia-Pinto no Politeia e um outro de Rodrigo no Folha Seca.

4 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    É uma honra merecer a sua atenção.
    Gostaria que não fosse por um tema tão preocupante e de consequências imprevisiveis.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Rodrigo,
    A honra é minha por poder contar com os olhares lúcidos e solidários daqueles que o Zeca Afonso cantou assim: "(...) quando um Homem se põe a pensar (...)" :))
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. O mundo está em mudança e com uma velocidade tão grande que parece ameaçar todas as nações ao mesmo tempo. Sinais dos tempos....????

    Seria bom que aprendêssemos a viver com cordialidade sem guerras nem perseguições.
    Seria bom que as riquezas naturais fossem de todos os povos e não apenas de alguns que fazem delas o seu império de guerra e morte...

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís Coelho,
    ... permita-me que subscreva sem reservas as suas palavras!
    Obrigado por isso e pela partilha.
    Bem-haja!

    ResponderEliminar