segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Verdade do Sistema...


... "Inside Job" ganhou ontem o Óscar de Melhor Documentário... O trabalho que poderiamos traduzir como "Por Dentro do Ofício" é uma denúncia do mundo financeiro que a sociedade e a política se habituaram a não problematizar, como se a sua realidade fosse, de facto, uma dimensão incontornável do mundo contemporâneo... Não é! A dimensão financeira da organização socio-económica que conhecemos é, isso sim!, nada mais nada menos do que o que conhecemos pela expressão "mundo do dinheiro" que nos governa e manipula em nome dos lucros do grande capital que detém mecanismos de controle das políticas nacionais do planeta... O documentário, justamente agremiado pela Academia, é um contributo importante para compreendermos a "crise" e o sistema que, através dos bancos e das bolsas, a todos afecta e contribui, de facto!, para explicar esse paradoxo insustentável e imoral que permite a coexistência da riqueza milionária com a profunda miséria.

1 comentário:

  1. Ana Paula, é isso aí!
    Eu tenho uma amiga brasileira que está há 10 anos na Suiça ela disse que essa crise financeira foi (pelo menos no começo) inventada.
    Uma mentira como muitas outras sobre porcentagens etc e tal.
    Querida amanhã eu postarei sobre o Prof. Dr. Milton Santos, geógrafo (sobre esse tema também) eu amei o filme com ele e o admiro, um grande pensador e ativista brasileiro!
    Bem diz você, Ana: é um paradoxo insustentável.
    bjs, dani

    ResponderEliminar