sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Direito ao Trabalho...

Dia do Trabalhador, o 1º de Maio de 2009 inscreve-se num contexto particularmente complexo que justificaria a solidariedade de todos os cidadãos. Se assim não acontece é porque a sua celebração foi, progressivamente, sofrendo apropriações que justificam a ocupação do actual plano sindical português, por duas grandes centrais sindicais a que acrescem pequenos grupos partidários sindicalistas e sindicalizados, Uma análise política da situação laboral em Portugal, na Europa e no mundo conduz-nos, entretanto, à constatação da homogeneidade de uma realidade que transcende as diferenças entre todos - as quais, aliás, só podem justificar-se no quadro real da suficiência do emprego e não do desemprego... porque o desemprego é objecto de um combate político comum a todos: o combate pelo Direito ao Trabalho e pelos Direitos Laborais (leia-se a este propósito, o post que publiquei no Eleições 2009). E a dimensão do Direito ao Trabalho e dos Direitos Laborais, a par da criação de emprego e do combate eficaz ao desemprego deveria ser um dos mais debatidos temas das campanhas eleitorais porque, se, na legislação europeia, se equaciona a alteração do horário semanal para as 78 horas, é preciso que se conheçam, relativamente a esta matéria, as posturas a defender e desenvolver no Parlamento Europeu, pelos protagonistas que lideram as listas partidárias... tal como é necessário conhecer com transparência as políticas governamentais que irão ser propostas nas legislativas e as que decorrem dos programas eleitorais autárquicos que vão subscrever (a propósito das eleições autárquicas pode ler-se o texto que publiquei sob o título "Presságios Autárquicos" no Eleições 2009)... O Direito ao Trabalho é um direito de Todos! Viva o 1º de Maio!

2 comentários:

  1. O pior é que os estalinistas continuam a pensar que são donos do 1º de Maio. Veja-se o que fizeram ao anti-fascista de sempre, de antes do 25 de Abril,Vital Moreira...!
    Não à intolerância, não aos dtadores estalinistas, não aos que lhes dão cobertura!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, Sokinus. Acabei de publicar no blog do Público, Eleições 2009, um post sobre o acontecimento que refere e vou, naturalmente!, referir-me ao mesmo assunto aqui mesmo, no A Nossa Candeia. Um abraço.

    ResponderEliminar