sábado, 8 de maio de 2010

Le Chant des Partisans...


Assinalam-se hoje 65 anos do fim da IIªGrande Guerra Mundial e da vitória dos Aliados sobre os exércitos de Hitler que materializavam o seu hediondo projecto de hegemonia nazi para a Europa e o mundo! Pela Liberdade e a Democracia, viva a Resistência!

4 comentários:

  1. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    junto-me à sua feliz evocação histórica da vitória dos Aliados, sobre os exércitos Nazis, e do concomitante sucesso da ideologia democrática e da sensibilização da Humanidade para as questões da Defesa dos Direitos Humanos, após a barbárie do Holocausto judaico, que começaram a vingar a partir do final dos anos 40.

    É verdade, as Resistências em vários países europeus tiveram um papel fundamental na luta contra o jugo Nazi. Apesar da libertação do território Europeu em Maio de 1945 os Japoneses devido ao fanatismo dos Kamikazes e dos partidários do autoritarismo nipónico só se renderam a 2 de Setembro do mesmo ano, após o lançamento das duas bombas atómicas no Japão.

    Agradeço a pertinente evocação que, a Ana Paula, faz para que a Humanidade não esqueça a sua memória colectiva e daí a dívida que temos para com tantos que souberam resistir: de W. Churchill que tornou a Inglaterra um reduto de resistência ( em 1940 promteu aos ingleses "sangue, suor e lágrimas" para vencer o terror Nazi), de C. De Gaulle que deu ânimo ao resistentes franceses, a todas as outras resistências nacionalistas e a todos que souberam juntar-se na luta contra a opressão dos autoritarismos belicistas!!

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão
    Fico sinceramente feliz e reconhecida com este seu excelente contributo!
    Obrigado por aqui partilhar o seu inestimável saber, a sua cultura e a sua sensibilidade.
    Receba como sempre, as minhas melhores saudações!

    ResponderEliminar
  3. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    É com bastante prazer que visito o seu blogue e participo como cidadão em muitas das candentes questões de cultura e de cidadania com que nos vai interpelando! Fico grato pela sua generosa apreciação do meu contributo!

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas suas palavras,meu bom amigo :)
    As minhas melhores saudações fraternas.

    ResponderEliminar