terça-feira, 22 de junho de 2010

Dizer a Vida... em 3 Frases



"Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e, se acontece, há que recebê-lo." (J.Saramago)


"Dizer «Não ao Desemprego» é travar o genocídio lento mas implacável a que o sistema condena milhões de pessoas." (J.Saramago)



"Creio que a morte é a inventora de Deus. Se fossemos imortais, não teriamos nenhum motivo para inventar um Deus. Para quê? Nunca o conheceriamos." (J.Saramago)

7 comentários:

  1. Ana Paula,
    Dizia-me um professor de Geografia no meu 3º. ano do liceu que uma coisa difícil é um conjunto de coisa fáceis, isto porque um dia, no Alentejo, com uma espiga na mão me perguntou o que aquilo era e, ao ver-me embatucado, me disse calmamente - "é uma espiga". Respondi-lhe que estava à espera de uma pergunta difícil e não uma coisa tão fácil.
    Estamos aqui da mesma forma. Da simplicidade das palavras de Saramago, entendíveis por qualquer pessoa, podem resultar congeminações tão rebuscadas que invariavelmente iriam danificar a dita simplicidade.
    E, com isto, também, se prova a grandeza do escritor.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ainda Saramago...
    Muito bem!

    Eu também!
    (com um texto devidamente "avinagrado")

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga,

    Dizer-te … que belíssima síntese esta, da vida … a regra dos três! … do Amor que é multiplicador, do Compromisso e atenção aos outros e do Retorno a essa religiosidade tão intima e interior que somos nós , cada um em particular … porque quem sabe se deus não somos nós todos?... e porque quem sabe se a sabedoria da vida não se manifesta num bocado de pão que antes foi espiga… que antes foi grão… e que foi lançado á terra… e, permite-me…

    « Cada um de nós tem um metro quadrado reservado. Só temos que o trabalhar. Se cada um fizer isso, o mundo será com certeza um melhor local para viver». ( J. Saramago)

    E para que continues a cuidar, do teu «metro quadrado», envio-te uns alegres pingos de chuva.

    Saravah

    ResponderEliminar
  4. Olá T.Mike :)
    ... é, de fato, a clareza inequívoca da palavra e do sentido que conferem universalidade ao Escritor... temos por isso que nos congratular por termos tido entre nós um Homem de palavra justa e nítida :)
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que a reciprocidade existe também para prolongar a memória, Rogério :)
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga... o que posso acrescentar às tuas palavras tão plenas de sentido?... pouco ou até mesmo, nada... fica um grande sorriso e a certeza de que continuaremos a plantar cuidadosamente os nossos pequenos/grandes metros quadrados :)
    Aquele Grande Abraço :)

    ResponderEliminar