quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ainda as Palavras...


Junto ao mar, onde existem ninhos de gaivota com filhotes saltitando, trémulos, na areia morna e branca do fim de tarde, descanso os olhos no horizonte (razão pela qual não tenho respondido aos meus amigos e comentadores que sei compreensivos e tolerantes!), enquanto releio e retenho mais umas palavras de José Saramago:

"O capitalismo que se apresenta como uma panaceia, um processo de salvação da humanidade, não promete nada, não faz promessas; anuncia, isso sim, que está tudo ao alcance das pessoas (...) por isso, como não promete, não decepciona. A tragédia do socialismo é precisamente essa: não cumprindo o que prometera de facto, decepciona muito mais..." (1991);
"A democracia ocupou o lugar de Deus.(...) O poder real não está nos palácios dos governos: encontra-se, sim, nos conselhos de administração das multinacionais que decidem a nossa vida.(...)" (2004);
"O comunismo é um estado de espírito." (2008).

6 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Emoções e sentimentos são contínuos: não é fácil delimitarmos as suas fronteiras e, no entanto, costuma distinguir-se a emoção do sentimento pelas suas características de curta duração e maior intensidade.
    Há ondas do mar que nos levam para distâncias e esperanças que sentimos, mas nem por isso devemos consentir que as águas agitem o nosso sentir e por isso aqui estou a desejar-lhe umas férias calmas, relaxantes e que enlaçem os fios das relações que nos unem aos outros.
    Um Abraço
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Descanse.
    Descanse e leia, leia tranquilamente.
    Eu espero.
    (A pressa é reaccionária...)

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula, junto ao mar só se pode esvaziar o pensamento e exercer a mais difícil actividade intelectual que é a de não pensar. Abaixo a ditadura da mente!

    ResponderEliminar
  4. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Também tive ocasião de prestar a minha homenagem a José Saramago no meu blogue. Desconhecia estas afirmações do nosso magistral escritor que teve uma análise lúcida sobre o nosso sistema-mundo.

    São verdadeiras as suas afirmações:
    * O comunismo é uma promessa de uma sociedade mais justa e por isso é uma utopia difícil de cumprir.

    * O capitalismo é uma promessa de que qualquer um se pode salvar com esforço e trabalho, arremessando a responsabilidade para o campo individual.

    * A democracia está presa dos interesses económicos das grandes multinacionais, mas hoje o tema é mais complexo ainda devido ao facto das finanças se terem dissociado da dinâmica económica. Desta forma, o caminho seguido pela Globalização com a pressuposta desregulação financeira tem conduzido ao grau zero da consciência ética dos agentes económicos. Até David Ricardo e Adam Smiths ficariam espantados com os processos de formação de riqueza no nosso mundo...

    * Sem dúvida que, quer o comunismo, quer o socialismo democrático são ideais de transformação das nossas sociedades no sentido de se procurar um mundo melhor e mais justo. Contudo, a teocracia de mercado que prepondera dá espaço à máxima do neoliberalismo "salve-se cada um como pode"... Daí que este individualismo larvar tenha avolumado uma crise de valores que tem raízes históricas bem anteriores.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos Ana Brito, Rogério Pereira e Fernando Cardoso :)
    Obrigado pelas vossas fraternas palavras que, confesso!, me ajudaram a criar disponibilidade para descansar - na verdade, hoje em dia, até para descansar é necessário manter uma predisposição que o stress dos dias vai diluindo na distracção de mil e um afazeres, muitos dos quais se não existissem em nada diminuiriam a nossa capacidade de ser feliz :)
    Um grande abraço grato e amigo.

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão :)
    Obrigado pelo seu comentário, quer pela excelente selecção de citações de José Saramago, quer pela reflexão que delas extraiu para aqui as partilhar.
    Com as minhas melhores saudações: Bem-haja!

    ResponderEliminar