sexta-feira, 4 de junho de 2010

Parábola da Crise - contributo para a compreensão dos mercados

Mão amiga fez-me chegar esta história que não resisto a partilhar convosco:
"Os burros, o mercado de acções e a crise:
Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro. O homem acabou por comprar centenas de burros a 5 euros. Quando os habitantes diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por cada burro. Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo. Foi então que o homem aumentou a oferta para 25 euros por burro mas, como a quantidade de burros ficara tão reduzida, já não compensava o esforço de ir à caça. Para incentivar a continuação do negócio, o homem anunciou que compraria os burros a 50 euros mas, avisando que teria que se ausentar por uns dias, informou que deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros. É então que, na sua ausência, o assistente do comprador de burros faz esta proposta aos habitantes da pequena vila: - Sabéis os burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar vós podeis vendê-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de massa!!! Que acham?
Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um. Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente - somente burros por todo o lado !

Entenderam agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?
"

4 comentários:

  1. ;) Já conhecia. é verdade, o mercado também funciona assim. basta ver o madoff e o oliveira e costa. mas o chocante é que tais vigarices eram notórias - como as eram também no bcp. mas, sobre isso, tudo bico calado: desde victor constâncio, a ricardo salgado, de dias loureiro a particulares do bpp. à parte a vigarice, o mercado de futuros é uma bolsa de apostas que ganha quem acerta hoje no que o futuro amanhã é.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula,

    É assim que, de facto, nós funcionamos. Com uma pequena diferença: o homem nem o seu assistente andam, por aí. Na boa. Estão a aguardar julgamento há 22 anos...

    (este comentário acrescenta o conhecimento do funcionamento da justiça, boa?)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Vasco :)
    ... pois... afinal, parece que a história é mais conhecida do que eu imaginava já que a recebi minutos antes de aqui a publicar... mas, gostei muito das tuas referências à filosofia do "bico calado" :)
    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Rogério,
    Belo sentido de humor!... "a aguardar julgamento"! :)))
    ... sim, é mesmo "boa" essa ideia de, a este propósito, se acrescentar a do conhecimento do modo de funcionar da justiça!
    ... aliás, ainda hei-de ir buscar o selinho ao "Conversa Avinagrada" :)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar