sábado, 8 de maio de 2010

A Concertação Nacional para Vencer a Crise - o caso das Obras Públicas, Hoje

Em democracia não basta que cada um fale... é preciso que todos se ouçam de boa-fé e se respeitem. Por isso, foi bem recebida a notícia de que o Governo iria reavaliar os projectos de obras públicas de elevados custos; contudo, a informação de que a assinatura da efectiva adjudicação do troço do TGV Poceirão-Caia iria ocorrer hoje, continuou a levantar sérias reservas a toda a oposição. Chegaram entretanto boas notícias que reforçam a democracia - o que é de assinalar no difícil contexto económico-social em que vivemos. O Ministro das Obras Públicas anunciou há pouco, no âmbito da cerimónia de assinatura do contrato do referido troço, que iria ser reavaliado o período de construção do 1º troço, a saber Lisboa-Poceirão, que inclui a 3ª via sobre o Tejo. O esclarecimento fora antecipado, ontem, em Bruxelas, onde o Primeiro-Ministro José Sócrates, explicou que a meta definida no PEC com vista à diminuição do deficit para 8,3% foi redefinida passando para 7,3%, exactamente pela revisão do período de construção do 1º troço do TGV, da 3ª via sobre o Tejo e do novo aeroporto de Lisboa. A oposição e o Presidente da República não podem por isso, agora, manter o discurso da insustentabilidade e do despesismo governamental, sendo de saudar Passos Coelho pelo regozijo manifestado para com a atitude do Governo que, cordialmente cooperante, comunicou ao líder do maior partido da oposição a decisão por todos desejada. Também Paulo Portas se manifestou satisfeito com as medidas anunciadas e é expectável que os restantes partidos o façam. O esforço de concertação nacional para ultrapassar a crise dá pela primeira vez, de há muitos anos a esta parte, sinais de esperança aos portugueses... Esperemos que, face às divergências que vierem, mais tarde, a ocorrer, designadamente na defesa do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública e da Segurança Social, os representantes políticos nacionais prossigam o clima de respeito e seriedade pela diversidade democrática, pela liberdade e pelo diálogo social que deverá sempre ter como objectivo, a promoção do bem-estar social e a dignidade das condições de vida de todos -mas mesmo todos!- os cidadãos!

4 comentários:

  1. Mais reformas no SNS? Coitado. Agora só mesmo se o passarem à reforma. Tínhamos o 14º lugar no ranking mundial, passamos para 17ºno Comunitário (se não descemos mais?). Onde estão médicos e enfermeiros, nas USF? Ridículo. Ns UCC? Mais ridículo. Alguém tem noção que para este sistema de unidades - que ninguém percebe bem o que são, se delapidaram severamente os efectivos dos Centros de Saúde? Vale a pena ler o livro do António Arnaut.
    Para não falarmos na qualidade de serviços prestados pelas tais Unidades que o Correia de Campos inventou. Mais valia que António Arnaut em vez de lutar por um SNS tivesse dado ao Gentil Martins a medicina convencionada. As regras do jogo eram claras.
    Apesra de tudo não me arrependo do apoio que dei ao Dr. António Arnaut, um Senhor na política, nem de o continuar a apoiar na sua luta por um SNS digno e eficiente.

    ResponderEliminar
  2. Isto é tudo uma valente palhaçada... Um dia é para se fazer não interessa nada, nem que o Belzebu desça à Terra e diga para parar, apoiados nuns "estudos" feitos por encomenda em que se escreve que a linha terá uma procura de cerca de 9 milhões de passageiros (é... só se for em sonhos), basta olhar para Espanha e ver que tal será impossível. No outro dia já se suspende, vamos pensar (cuidado com o fumo!!!)... Políticos volúveis desde 1974, sem visão a médio longo prazo... e a prova desta afirmação... é o Portugal de hoje! Cidades sufocadas, sem qualquer tipo de planeamento, e o pouco que existe, é rapidamente alterado por qualquer tipo de favor... Uma costa a ruir... Vastas áreas de ecossistemas a serem submergidas... Outras ao abandono ou transformadas em quintas privadas com campos de golfe para os que parasitam este País irem para lá se pavonear... mas isto de nada interessa pois para estes senhores o que lhes fornece suporte de vida pelos vistos é o alcatrão o betão e aço... E assim andamos nisto há séculos...

    ResponderEliminar
  3. Olá Benjamin :)
    ... é de facto lamentável que um sistema como o SNS seja alvo de tantos e sucessivos ataques que o vão cada vez mais diminuindo, com prejuízo de todos nós, cidadãos... como me dizia há pouco tempo um médico: "enquanto o Obama anda a tentar criar um sistema de saúde que se aproxime do nosso nós destruimo-lo"!... os políticos portugueses, na senda da sua busca por projectos ideológicos consonantes com os interesses económico-financeiros que defendem, ignoram o que de melhor temos e, sem peias, investem na sua destruição... por isso, é fundamental estarmos alerta... porque a privatização da saúde vai seguramente ser causa que muitos continuarão a defender!
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Voz a 0 DB :)
    ... o que posso acrescentar às justamente indignadas palavras que aqui partilha? ... que a desregulação e a irracionalidade ambiciosa do poder é uma constante?... por cá, na Europa e no planeta?!... e que é, por isso, urgente que se não cale a nossa voz? :)
    Um abraço amigo e solidário

    ResponderEliminar