sábado, 22 de maio de 2010

Do Inquérito Luso-Castelhano...


Hoje de manhã ouvi, na RTP1, a divulgação de um inquérito feito a portugueses e espanhóis em que se tentava apurar da receptividade de um e outro povo relativamente à criação de uma união ibérica. Com todas as relatividades (não sei como foi constituída a amostra mas a RTP garantia uma fiabilidade acima dos 95%), a que se não pode deixar de acrescentar a dimensão e percepção da crise económico-social que atravessamos, é interessante constatar que 50% dos portugueses se mostrava favorável à ideia enquanto apenas 30% dos espanhóis partilhavam essa opinião... saliente-se contudo que, segundo um especialista da matéria, 30% da população espanhola é, no caso, também, uma elevada taxa de boa recepção à ideia - nomeadamente porque, segundo disse!, este é um assunto que não faz parte da agenda espanhola! Do facto, destaco apenas que esta aproximação às representações sociais nacionais reflecte uma profunda descrença na capacidade da sociedade portuguesa resolver os seus problemas... ora, este problema é muito mais grave para a auto-estima do país e para a sua resiliência, do que se pode ser tentado a pensar, através da redução do problema a questões de descontentamento político com o Governo!

8 comentários:

  1. Eh... Eh... Nós parecemos uns parasitas! Sempre a tentar encontrar um hospedeiro...
    Somos hoje um Povo que nada tem a ver com aquele descrito pelo Luís!

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas,

    Desculpará, mas dei mais atenção ao som e ao bailado da Lopez e do Cortés...Excelentes.
    Sem desprimor pela S/ análise, penso que em tempos de crise qualquer inquérito do tipo só pode reflectir as angústias dos que sofrem...mas,concordemos, as coisas em Espanha não estão melhores...eu acabo de vir de lá...!
    Abraço Amigo,
    OC

    ResponderEliminar
  3. Ehehehe, Voz a 0DB... eheheh :)
    Fez-me rir :)
    ... "de gosto"!!! :)
    Obrigado!
    ... quanto ao país de que falou Luís, o que escreveu a epopeia de um povo cujos rios tinham ninfas inspiradoras para a descoberta do mundo, resta-nos a actualidade da última palavras do seu grande poema! Lembra-se qual é?... pois, claro, Voz amiga... pois claro!... "inveja"... curioso, não é?
    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Caro Osvaldo Castro,
    Obrigado pelas suas palavras... sim, de facto, Jennifer Lopez e Joaquin Cortez são... brilhantes! ... e o esplendor da sua "latinidade" é dos patrimónios culturais que, intangíveis!, nos tocam, arrepiantemente!, a alma!... Espero que tenha feito boa viagem e que tenha assistido a algum espectáculo de flamenco porque os há de altissima qualidade!... já agora, se me permite, se desta vez não o fez, aproveite uma próxima oportunidade porque se gostou de assistir a este trabalho que aqui partilho hoje penso que muito gostará de ver ao vivo uma das artes "más calientes" de alma, corpo e coração da Europa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Uma piadola com coisas sérias, mas alguma verdade no sentir:))
    ´Há muito tempo , mesmo antes da crise, que defendo essa ideia de partilharmos todos a memsma Ibéria como Natãlia defendia.
    FAria a siesta, ganharia mais, andaria mais na rua e menos em casa como todo o portugûes que chega a casa depois de um dia de trabalho e ainda tem de vir matraquear em panelas e tachos.Uma tapitas e um copitpo ...humm
    aqui vamos ao café e lá temos de gramar com os paradigmáticos pasteis de nata e bica e procurar os pretos na carteira ...
    Dois erros Históricos : o Afonso e Restauração.
    este comment é «impubilicável» , bem sei.LOL

    ResponderEliminar
  6. Isabel :)
    Escreveste "impublicável" ?!... eheheheh :)
    Beijos ... LOL :)

    ResponderEliminar
  7. De nada...
    Ultimamente ando a proporcionar meses de vida adicionais a muitas pessoas... ainda bem...

    ResponderEliminar
  8. A RTP pode transmitir uma noticia, isso não implica que ela deva ser tomada a sério.

    Diz que foi a Universidade de Salamanca que fez o tal estudo , apoiada por uma Universidade portuguesa.

    Pergunta óbvias, quem encomendou o estudo?
    Quem o pagou?
    Qual a sua fiabilidade?


    Para mim este tipo de estudo valem ZERO

    ResponderEliminar