quarta-feira, 5 de maio de 2010

Presidenciais 2011 - Manuel Alegre


Manuel Alegre formalizou ontem, em Ponta Delgada, nos Açores, a sua candidatura à Presidência da República. Fê-lo com uma dignidade e um sentido de Estado que corresponde ao que, nas nossas representações socio-políticas, se exige a um Presidência da República. Com elevado sentido de responsabilidade social e política, a mesma determinação e autonomia ideológica e intelectual que sempre lhe conhecemos e a consciência comprometida com um projecto de Estado social solidário, capaz de privilegiar os esforços de coesão nacional, de sustentar a governabilidade e de defender as conquistas estruturais do Estado Democrático, a saber: a escola pública exigente e de qualidade, o Serviço Nacional de Saúde, a Segurança Social e a Constituição da República Portuguesa. Manuel Alegre é, indiscutivelmente, o Presidente da República de que Portugal precisa e que a democracia e os cidadãos portugueses merecem... O discurso que, ontem, Manuel Alegre apresentou ao país, emociona-nos e engrandece-nos (ler AQUI).

17 comentários:

  1. Ana Paula.
    Com uma sintonia a evoluir estamos sintonizados, decerto, na fotografia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por isso, T.Mike.
    Sinceramente, feliz!
    Um grande abraço :)
    Viva Portugal!
    Viva a República!

    ResponderEliminar
  3. Desta vez não podemos deixar que outros interesses afastem os democratas, patriotas e anti-fascistas do Manuel Alegre. A Presidência necessita de poesia realista. Estamos fartos do faduncho.

    ResponderEliminar
  4. Vamos fazer tudo por isso, não é, Benjamin?
    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Compreendo o vosso empenho pela candidatura de Manuel Alegre, que não menosprezo, assim como o conteúdo do discurso proferido na apresentação da candidatura, mas se quiserem ouvir um verdadeiro discurso político sem papas na língua, consultem o seguinte link (na volta até conhecem mas é na verdade um discurso muito sóbrio):

    http://www.youtube.com/watch?v=q21rM03_R18

    ResponderEliminar
  6. Quanto às grandes causas,estamos de acordo.O Manuel Alegre sempre as representou.Mas, a mim que fui um dos seus votantes,não deixou de me fazer uma certa impressão o óbvio (o óbvio é que é dificil em Portugal, R.A.),'Então e o Socrates?'
    Coloram-se conjunturalmente?A cola é estrutural?
    Houve tomates? Terá que haver mais tomates? O M.A.sejamos ("joaninos /alandroalenses")com este ponto de partida será Presidente para encostar à parede o Sócrates?

    Viva Portugal,viva a Res publica,Viva o Hino.

    A.N.B.

    ResponderEliminar
  7. Já fiz para aí um curtíssimo comentário sobre o discurso de M.A. Será que terei feito o envio informaticamente de modo correcto?

    A.N.B.

    ResponderEliminar
  8. .

    Não vejo a que vem a denúncia desassombrada da corrupção no Tribunal de Contas do Brasil a propósito da candidatura a presidente de Manuel Alegre!

    Será a sugerir que o candidato enfoque a sua campanha a clamar a proximidade política de Cavaco Silva à roubalheira do BPN de Dias Lourenço e Oliveira e Costa?

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo,
    Obrigado por salvaguardar a postura de Manuel Alegre :)
    ... e pelo contributo que o discurso da deputada brasileira sobre a corrupção traz para a forma desassombrada (como diz o nosso amigo vbm!) que é preciso desenvolver na abordagem das dinâmicas de negligência e cumplicidade silenciosa com os múltiplos rostos da corrupção e do tráfico de influências.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Caro Anónimo,
    A propósito das grandes causas e da pergunta que aqui coloca, ocorre-me dizer que, perante a experiência política e personalidade firme e justa de Manuel Alegre e o que se exige ao perfil de um Presidente da República, designadamente no que se refere, por um lado, ao respeito institucional que lhe é devido e à competência pedagógica inerente ao exercício do cargo, a questão não se irá colocar dessa forma.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  11. Caro A.N.B.,
    Tenho dificuldade em responder à sua pergunta porque como os comentários de Anónimos anteriores não trazem assinatura não sei se alguma deles será o seu... se não fôr, muito gostaria que voltasse a enviar o comentário a que se refere.
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olá vbm,
    Deixe que, primeiro, lhe sorria :)
    ... depois, deixe que lhe diga que presumo ter entendido o sentido do envio do link do comentador Anónimo a que já respondi e cuja leitura de resposta me permito, agora, sugerir-lhe...
    ... contudo, não posso deixar de assinalar o quão interessante me surgiu a sua proposta de interpretação :)
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. Não li nem ouvi o discurso na integra, mas também não preciso, pois basta ter lido apenas, alguma da sua obra, para se perceber que se está em presença de: um aliado, um companheiro um cúmplice, e, não fora a animosidade de um certo PS, a ambiguidade de Nobre, (grande humanista) e a teimosia resistente do PC,"salvo um sapo ou outro", o caminho para belém afigurar-se-ia pouco longe. Ainda assim não desanimemos, pois Alegre embora contra ventos e marés, sempre chegou a porto seguro, no tempo certo da História.

    ResponderEliminar
  14. Alegremente, lá chegará, Fernando :)
    ... "contra ventos e marés" :)
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  15. Quando me disse "joanino e alandroalense" estava a dizer que fui um grande amigo do enorme João Fitas e que,de facto,nasci alandroalense na mesma rua e casa onde morava o seu pai Joaquim.

    Portanto, apetece-me dizer tal Tio tal sobrinha.O que vale a pena são as surpresas que o mundo nos reserva.políticas e outras.

    Com as melhores saudações


    ANB

    ResponderEliminar
  16. Caro ANB,
    É com muito gosto que leio o seu comentário :)
    ... de facto, o mundo é pequeno... e, provavelmente, é isso que o torna Grande! :)
    Obrigado!
    Um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar