quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um outro olhar iraniano...


Emocionante é a palavra certa para definir a entrevista que podem ler AQUI e que considero importante partilhar... Um olhar sobre a autenticidade da arte e da pertinência do sentido com que o cinema pode iluminar a realidade para além da intenção ficcional de um argumento. O entrevistado é Abbas Kiarostami, o tema da entrevista o seu filme "Shiri" e as suas palavras dão rosto à complexidade de questões tão diversas como é o caso da vivência relacional entre homens e mulheres em sociedades politicamente fechadas e socio-culturalmente segregatórias, o amor, as emoções, o entendimento, as mulheres, a vida e o mundo... Abbas Kiarostami é genial no que me atrevo a designar por um modo alegórico próprio de dizer intensamente a verdade da realidade que pretende enunciar... por tudo isto e pelo que a leitura vos suscitar, vale mesmo a pena ler.

6 comentários:

  1. "Diria que este filme é o mais artificial que já fiz, mas também o mais autêntico que já fiz." Li isto e não percebi. Alias, julgo não ter entendido nada daquilo que li. Se calhar tenho de ver o filme...

    (aproveito para lhe dar notícia de que hoje faço balanço da minha actividade como bloguer e despeço-me...)

    http://conversavinagrada.blogspot.com/2010/06/6-meses-de-trabalho-gourmet-para-voce-o.html

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas
    Apresentando uma nova visão da mulher iraniana contemporânea, a par de uma francesa, este filme é profundamente marcado pelo intimismo e pela discussão filosófica, provocando-nos um sentimento misto e intenso, difícil de verbalizar.
    Um abraço
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga,

    … bonita homenagem ao rosto feminino… bonita também, a história de Khosrow e Shirin que não conhecia…
    … a ficção tem este dom magnifico de poder redescrever a realidade e reinventar o futuro… se no Irão devemos baixar os olhos perante uma mulher, em Shirin é-nos obrigatório olhar para uma centena de mulheres… ainda que de forma artificial, a autenticidade está lá.. tarefa difícil esta, de tentar compreender os paradoxos da vida…

    Abraço

    Saravah

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Rogério :)
    Sugiro-lhe a leitura dos comentários femininos que Ana Brito e "Saravah" aqui registaram, a título de contributo para um novo olhar sobre a entrevista e o filme de Kiarostami...
    Um grande abraço com votos de férias felizes :)

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Brito,
    OBrigado pela sua contida e sentida reflexão :)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga :)
    Obrigado!... obrigado pela tua compreensão intrínseca da mensagem de Kiarostami que de forma sentida e contida aqui enuncias... em particular deixa que destaque duas das tuas afirmações: "se no Irão devemos baixar os olhos perante uma mulher,em Shirin é-nos obrigatório olhar para uma centena de mulheres" e "ainda que se forma artificial, a autenticidade está lá" :) ... Obrigado, minha amiga! É isto!... é esta autenticidade reinventada que, como dizes, é possível pelo dom da ficção!
    Um grande, grande abraço!

    ResponderEliminar