sábado, 17 de outubro de 2009

Crianças-soldados...



Um pouco por todo o mundo, nos mais sangrentos e perigosos conflitos armados, os exércitos vão recorrendo ao recrutamento infantil... porque as crianças são soldados obedientes e aprendizes dóceis, vulneráveis ao medo, à fome e à manipulação... galvanizáveis ou deprimidas, são sempre, de um ou de outro modo, triplamente eficazes como arma de guerra: são mão-de-obra barata para os exércitos que as recrutam, permitem a esses exércitos não expôr à morte o número de homens que consideram os seus activos e têm um efectivo psicológico poderoso no equacionar de danos feito pelos adversários nomeadamente pelo impacto social que desencadeiam... Reflexo de uma completa desumanização dos valores, o recurso às crianças-soldados denota o total desrespeito pelos Direitos Humanos e afirma o pior dos rostos do que é capaz a crueldade. Recorrer às crianças como arma de guerra é assumir a cobardia do jogo do poder e o mais elementar dos argumentos para ser inconcebível pensar em quem o faz como força credível ou sequer, humanamente, como expressão de uma qualquer legitimidade.

6 comentários:

  1. Ana Paula,
    Com o habitual pedido de permissão, envio-lhe um poema, também de há muito tempo, que se deseja como contraponto da desumanização a que se assiste.

    http://srbolinha.blogspot.com/2008/07/reler_26.html#links

    O grande abraço do costume.

    ResponderEliminar
  2. T.Mike,

    Quero muito ler o poema que refere porque: Contrapontos à Desumanização, Precisam-se! :)
    ... mas, o link não está activo através do comentário e ao pesquisar pelo Google não consegui aceder... pode, por favor, reenviá-lo (o texto ou o link activo)?
    O grande abraço do costume e, por antecipação, muito, muito obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula,
    obrigado.
    O mais fácil é ir ao "Vermelho" e no 1º. marcador "De coração na mão" ler o poema nº 19
    "Sequizeres construir...."
    Sou um nabito em informática e por vezes não consigo determinadas funções.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Vou ver, t.Mike... obrigado!... e quanto a "nabitos" estamos conversados: somos dois!
    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  5. T. Mike,
    Esta manhã fui visitar o "Vermelho..." e ler o Poema 19... deixei um comentário, lá mesmo, onde as palavras se fazem Manifesto de Esperança e Confiança. Adorei! Uma vez mais, obrigado por me permitir a partilha do que de essencial sabemos, sentimos, dizemos e somos.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Ana Paula,
    A resposta ao seu comentário também ficou lá, pelo que não o vou repetir.
    De qualquer modo, é interessante saber que as pessoas se podem encontrar sem se conhecerem pessoalmente. Virtude da blogosfera. Talvez, mesmo, um pequeno exemplo de que as pessoas se podem unir apenas pela palavra, ou como se diz hoje, pela comunicação.
    Um abraço.

    ResponderEliminar