sábado, 17 de outubro de 2009

Homenagem...


Mário Mota Marques partiu hoje... numa viagem cujo destino ele conhece agora, melhor, que todos nós! Mário Mota Marques, dirigente e responsável para as Relações Internacionais da Comunidade Baha'í em Portugal, é um Amigo inestimável... um amigo que permanecerá na memória e no coração de todos nós! De todos os que o conheceram, os que com ele privaram e de todos os cidadãos em geral... reproduzindo um princípio com o qual me transmitiu a filosofia Baha'í, Mário Mota Marques dizia: "A nossa terra é o mundo e o nosso povo a Humanidade"! Fazia-me sorrir com o seu saber e o seu exemplo, porque a sua alegria e força de viver se transmitiam, incansáveis e exemplares. O Dr. Mário Mota Marques foi inexcedível na sua dedicação por um Mundo Melhor para Todos!... e essa é uma razão que o torna inesquecível! Sabemo-lo todos: a Cecília, o Pedro, a Paula, o Marco, a Fernanda, a Dad, o M.Abed, a Esther Muckznik, o Ashok Hansraj, a Isabel Bento, o Paulo Borges, a Aldora Amaral, o Samuel Pinheiro, o Fernando Loja Soares e tantos outros que não me ocorre enunciar, além dos que não conheço... Mário Mota Marques era jovem quando, por ser Baha'í, o Estado Novo dele desconfiou e o perseguiu até Mário Soares vir, pro bono, defendê-lo... Mário Mota Marques aprendeu o que é a solidariedade e ensinou-o... com determinação, paciência e uma indefectível esperança no futuro... Contra as discriminações em função da etnia, da idade, do sexo, da orientação sexual, da deficiência ou da religião, Mário Mota Marques foi o exemplo da persistência e da concórdia na luta que, em 2007, encetámos, com sucesso, pelo reconhecimento nacional da dimensão desta profunda injustiça social que reside na incapacidade de reconhecer e divulgar os Direitos e promover o Respeito pela Diversidade Social enquanto Património da Humanidade. Por tudo isto e por tudo o mais que cada um guardará para si, não posso deixar de, em nome de todos nós, lhe dizer: Obrigado, Mário! Muito, muito obrigado.

10 comentários:

  1. São seres como este HOMEM que nos fazem acreditar que a humanidade ainda está "viva"...
    A sua vida não passou por "passar"...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Ana Paula.

    Têm sido dias tristes, como não podia deixar de ser, mas também de alegria por ver (e confirmar) a grande herança que o meu Pai nos deixa a todos e a forma tão bonita como a todos tocou.

    Um beijo,

    pedro

    ResponderEliminar
  3. Maria Teresa,
    São, sem dúvida alguma, pessoas com a força anímica deste Amigo que nos reforçam os dias e nos permitem a confirmação de que vale a pena acreditar e confiar na Humanidade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pedro,

    Uma memória e uma obra feita de investimento e desinteresse, esforçado e atento, é um Legado que nos permite continuar o trabalho feito. Sei que o Pedro é uma herança de que muito se orgulhava o seu Pai e que a força e alegria de viver seriam o que ele mais lhe desejaria para todos vós!... a nós fica-nos a alegria de o termos conhecido e dele guardarmos uma impressão calorosa e inesquecível.
    Um beijinho e Aquele Abraço solidário e firme :)
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  5. O post é muito tocante e uma homenagem merecida a um Homem que não conheci pessoalmente mas de que só ouvi dizer bem...
    Obrigado, Ana Paula,pelo modo como toca nas coisas tristes e as transforma em desafios bonitos.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada, querida Ana Paula por toda a sua amizade pelo Mário e por todos nós.
    São momentos como estes que nos fazem ganhar forma para continuar. O Mário jamais será esquecido. Foi sempre um lutador.

    Um grande abraço e obrigada por tudo,
    Dad

    ResponderEliminar
  7. Sokinus.
    Obrigado pelas suas palavras... tinha saudades das suas visitas!
    Um grande abraço :)
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  8. Querida Dad,

    Obrigado por ter vindo até aqui... queria muito dar-lhe um grande abraço!... e dei: está aqui. Faço minhas as suas palavras: "O Mário jamais será esquecido. Foi sempre um lutador."... e, acrescento, continuaria sempre a confiar na força dos amigos para continuarem a luta! ... por tudo isso, sou também eu que vos agradeço por tudo!...
    Um grande abraço, Dad. Com um beijinho amigo,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  9. Quem o conheceu (quem o conhece) guarda-o no coração. O sorriso, a determinação, a capacidade de enfrentar o sofrimento como se não fosse nada, de gerir a força animica que o fez sempre continuar até à exaustão das suas possibilidades físicas. Guardo todas essas e muitas outras recordações, com lágrimas de saudade de permeio e a certeza de que ele agora está num sítio onde todos nós gostaríamos uma dia de estar também.
    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Um grande abraço, Margarida... o seu texto diz tudo! Obrigado.

    ResponderEliminar