sexta-feira, 9 de outubro de 2009

YES, WE CAN! Obama, o Nobel da Paz... o Prémio da Nossa Cidadania!



Surpreendido, honrado e com profunda humildade, Barack Obama foi agraciado hoje com a atribuição do Prémio Nobel da Paz! Pelo seu "esforço extraordinário" em prol da Diplomacia internacional e pelo Desarmamento Nuclear, a Academia demonstrou hoje a imprescindível consciência global dos problemas mundiais e o reconhecimento da justeza das grandes causas cívicas em prol da Paz no Médio Oriente, na condenação da Tortura, na Defesa dos Direitos Humanos... porque Obama trabalhou já, abrindo caminhos, no tão escasso tempo que leva a sua governação, com a Rússia, Cuba, África, Palestina, Israel, Irão, Tibete, no sentido de cimentar a Diplomacia indispensável à sobrevivência da Humanidade, da preservação da Diversidade, do combate à crueldade e à tortura... Guantanamo, Palestina, Desarmamento Nuclear, Protecção do Ambiente e a luta cívica pela Saúde, a Educação e a Segurança Social para todos no seu país, cujo rosto da pobreza e da exclusão ele assumiu. Obama representa a Cidadania que faz frente "aos grandes desafios do século XXI" ... o Prémio Nobel da Paz é hoje, através de Barack Obama, o símbolo da viabilidade da bondade, da persistência e da justiça na incansável luta pela Defesa da Democracia e da Dignidade da Vida Humana para Todos Nós, Cidadãos do Mundo! Presidente Obama, obrigado pela Esperança que nos devolveu e que persiste em afirmar como legítima designadamente no plano político... internacional, nacional, regional e local! YES, WE CAN!

10 comentários:

  1. Ana Paula,
    estou de acordo com tudo o que escreveu.
    Contudo, será Prémio ou Compromisso ?
    Se quizer ir ao "Vermelho" já lá está o que penso, por isso não vou repetir.
    Obama mais do que um Prémio recebeu um Desígnio, uma grande tarefa que o vai, obrigatoriamente, condicionar na altura das grandes decisões e das grandes interrogações.
    A vida deste homem já não era fácil; a partir de hoje tornou-se mais difícil.
    Mas como acreditamos no homem, e no Homem, vamos em frente e felicitemos o presidente americano pela distinção.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula
    Acho muito cedo, muito cedo... Espero que o venha a merecer, e que a responsabilidade lhe pese bem forte nas suas decisões futuras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. AI , ai Ana Paula!... que aflição a minha...
    Então não é, que estou sempre à espera que desta vez, o Nobel da Paz, seja para o Dr. Fernando nobre?! que consumição a minha...
    E lá foi ele com a AMI, para as Filipinas, ajudar a resgatar e a salvar vidas em perigo.
    Espero que o próximo galadoardo seja o Dr. Nobre, que teve uma vida tão Nobre, quanto Nobre é o seu nome!

    Beijinho grande sem distâncias e que bom que está feliz! eu continuarei à espera... :))

    Vamos lá ver se essa Esperança, está à altura. :)

    ResponderEliminar
  4. Tem toda a razão, T.Mike!... toda a razão... É um Grande Prémio, uma Grande Honra, uma enorme Responsabilidade e um imenso Compromisso... Acreditemos pois... Obama será o símbolo de todos nós, os que acreditamos e não esmorecemos por muitos escolhos que o caminho nos paresente... e os dele, sabemo-lo bem!, não são nada fáceis... talvez por isso fosse necessário este reforço... para que ele próprio resista aos escolhos e concretize a Esperança da Viabilidade da Diplomacia e do Diálogo... pela Paz e pela luta em nome dessa prioridade que dá pelo nome de uma vida digna para todos!

    ResponderEliminar
  5. Manuela,

    Eu percebo que as pessoas se surpreendam e pensem que pode ter sido cedo demais... contudo, eu penso que não! Penso que foi na altura certa... para que o espírito do mundo simbolizado por este Nobel lhe reforce a determinação pela Paz e a Sustentabilidade :)ajudando-o a não ceder aos escolhos que lhe irão continuar a colocar no caminho...
    Yes, We Can, minha amiga!... Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Fada do Bosque,

    Assim que soube da notícia lembrei-me de um receio que um dia aqui ficou registado sobre eventuais novas cimeiras das lajes ou outras :)
    ... fiquei feliz por termos agora mais um sinal de que serão cada vez mais difíceis!... e pensei que teriamos razão para sorrir!... por isso, porque é um Nobel da Nossa Cidadania este é, também, um Nobel que pertence um bocadinho à esperança de um Mundo Melhor... e sim, concordo e apoio :) na atribuição de um próximo Nobel à AMI e a Fernando Nobre... a coragem e o altruísmo são de tal modo que serão sempre impagáveis mas, o reconhecimento é també, sempre, justo e merecido - felizmente, entre nós, a Assembleia da República atribuiu-lhe, há 3 anos se não me engano, o Prémio dos Direitos Humanos :)
    Beijinho de Esperança :)

    ResponderEliminar
  7. Aplaudo o teu entusiasmo, Ana Paula. A política precisa (muito!) deste coração grande que partilhas.

    ResponderEliminar
  8. Valupi,
    Deep of my heart, um grande, grande abraço :) também pelo imenso coração que dita a lucidez e o rigor contundente do que escreves... Obrigado, meu amigo :)
    Yes, We Can!

    ResponderEliminar
  9. Cara Ana Paula,
    Hoje compete-me a mim vir aqui visitá-la a esta sua ilustre casa, retribuindo a gentileza das suas visitas e comentários. E, ademais, ter o atrevimento de vir a esta sua casa expressar a minha discordância com o teor deste post. Em síntese - acheio-o (ao prémio) prematuro, precipitado. E ou muito me engano ou foi a primeira vez que se premiou uma expectativa, uma esperança.... Escrevi sobre isso n'A Casa. Mas apesar da divergência continuo a sustentar que é bom podermos discutir, discordar, debater - com a frontalidade e liberdade que estes espaços nos facultam. Cumprimentos (desta feita divergentes) amigos. JPD

    ResponderEliminar
  10. Caro João Pedro Dias,

    Numa visita à "Casa..." fiquei a conhecer as reservas que expõe sobre a questão... e se não comentei foi apenas por considerar que são legítimas e prudentes!... porém, como tenho vindo a defender, eu estou feliz com a coragem da decisão que levou a Obama o Prémio Nobel da Paz... porque,de facto, o Nobel da Paz não se esgota no reconhecimento de uma obra acabada mas visa, também e muito fundamentadamente, o apoio, o incentivo e o reforço dos esforços determinados, reais e simbólicos, em prol da coexistência pacífica e na resolução das problemáticas difíceis e complexas a que, nos nossos dias, urge, cada vez mais pertinentemente, responder. Por isso, meu amigo, muito agradeço as suas palavras e as suas visitas... porque mesmo quando pensamos de forma divergente, sabemos, por via do diálogo e da boa-fé, que estamos, no fundo, em busca de um mesmo objectivo cujo alcance está, por certo, acessível por vários caminhos.
    Um abraço amigo - desta feita divergente :)
    Ana Paula Fitas

    ResponderEliminar