sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Um Mundo Só...





Foi aqui que Carlos Barbosa de Oliveira, nas suas Crónicas do Rochedo, desafiou a blogosfera a pensar e a dedicar, no dia de ontem, 15 de Outubro, um espaço da nossa visitação blogosférica, às preocupações ambientais. A Nossa Candeia acedeu ao repto, inserindo o post anterior... e retoma-o hoje, 16 de Outubro, porque, afinal, o mundo é um só e as grandes causas, como os grandes problemas, integram redes de interacção em que é urgente agir, de forma simultânea e concertada... na verdade, cruzamos um tempo de escolhas decisivas, relativamente à salvaguarda ecológica e humana do planeta... não só mas, também, por tudo isto, não deveriamos deixar de reforçar a ponte entre Natureza e Sociedade, introduzindo aos dias a preocupação universal da cultura solidária em que a cidadania se revê, reiterando na blogosfera, esse desafio que consiste em chamar a atenção para o dia de amanhã, 17 de Outubro, data em que se assinala a urgência da luta contra a pobreza... e reivindicar de forma persistente e exigente a afirmação do problema como prioridade social e política! ... porque, neste momento, no nosso país, se contabilizam já 18% de cidadãos pobres... e um fenómeno desta natureza e com tendência para aumentar, é de tal forma uma evidência que, se já mereceu hoje um justo destaque aqui e aqui, deve ser encarado, sem reservas, como um dos grandes problemas nacionais que não é possível continuar a relativizar...

2 comentários:

  1. Ana Paula,
    um texto excelente que, mais uma vez hoje, me fez recordar a "Declaração do Milénio" assinada em 2000 na Assembleia Geral da ONU, por 189 chefes de estado, e que pretendia alcançar em 2015 as metas descritas nos seus 8 pontos fundamentais.
    Estamos a 5 anos da data pretendida para resolução dos problemas elencados e o que enxergamos ?
    Muitísssimo pouco ou uma total desolação.
    Mas como é apanágio dos que não esquecem, o futuro começa hoje e continuamos a lutar pelo que acreditamos . Demorará mais tempo mas o principal é chegar ao desejado. Com a ponderação do passo seguro mas com o entusiamo com que o amanhã nos desafia.
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  2. T.Mike,

    Excelentes palavras as que aqui ficam registadas ... Pertinentes, lúcidas, frontais... Obrigado, Miguel!... estamos, de jure e de factum, a "um passo" da data fixada para o alcançar dos 8 pontos decisivos da "Declaração do Milénio"... ficam as perguntas e a clareza da resposta que aqui enuncia e partilha... Continuaremos, sempre!... e cito-o para subscrever o essencial: "Demorará mais tempo mas o principal é chegar ao desejado. Com a ponderação do passo seguro mas com o entusiasmo com que o amanhã nos desafia."
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar