quinta-feira, 10 de março de 2011

10 de Março - A Resistência Tibetana


No dia 10 de Março de 1959, o Tibete (ler aqui) organizou a sua 1ª grande rebelião contra a ocupação chinesa do "Tecto do Mundo"... Hoje, 61 anos depois dessa ocupação (ler aqui) e 52 anos depois do grande levantamento popular tibetano, a população do Tibete, apesar de sujeita a uma massiva aculturação provocada pelo povoamento forçado do seu território por cidadãos chineses, continua a resistir e a solicitar justamente apoio e reconhecimento.

4 comentários:

  1. Não fosse a China o gigante político, económico, militar e demográfico que é, o Tibete um país pobre, remoto, subdesenvolvido e sem grandes riquezas naturais aparentes ,e os governos e organizações internacionais agissem verdadeiramente movidos pelos princípios e valores que retoricamente alegam, em vez de pelos interesses políticos ou económicos que aquela retórica serve precisamente para encobrir, e esta situação moralmente intolerável e humanamente vergonhosa já há muito teria sido resolvida - e isto não é um apelo ao cinismo conformista da real politik, mas sim um apelo à coragem moral e política de se agir de forma coerente e consequente com os valores e princípios que sabemos serem justos!

    ResponderEliminar
  2. Na verdade o Tibet é o PAÍS MAIS RICO EM URÂNIO NO PLANETA, esse foi o motivo principal da invasão da China, e além disso, o fato político, pois o Tibet sempre teve boas relações com USA e Inglaterra. Naquela época NINGUÉM PASSAVA FOME NO TIBET, eu já lí sobre isso, ninguém passava fome, eles são uma cultura de primeiro mundo e eram muito bem organizados, porém sem poder bélico somente isso, assista João Carlos ao filme de Martim Scorcesse "Kundun" mostra tudo isso, querido.
    A China acabou com quase tudo, patrimônios da ONU/Unesco que eram os mosteiros, grande parte foi destruída.
    Concordo é uma vergonha.
    TODO APOIO AO DALAI LAMA!!

    ResponderEliminar
  3. Lindo Ana Paula! O Dalai Lama já falou: está vindo uma nova geração e ela não irá se curvar, não irá aceitar.
    Fora aos chineses

    ResponderEliminar
  4. Eu acredito fielmente nas informações do Grande Lama e Abade Terça Feira Lobsang Rampa sobre a História do Tibet. Eles são descendentes de uma civilização muito evoluida de remotos ancestrais.Eles são superiores em tudo!.somente porque amam a paz ,não acreditam na guerra e suas prioridades estão voltadas para a vida espiritual."...Este mundo é um mundo de ilusão...!

    ResponderEliminar